Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Unsplash)

Salvador, 8 de junho de 2022, por Marlon Batista – Você já ouviu falas dos microverdes? Basicamente, se tratam de vegetais em sua versão “mini”, mas que, no entanto, agregam um alto valor nutricional para a saúde. Assim, hoje no Agro Notícias, você verá os motivos para cultivar microverdes e desfrutar de suas vantagens.

Se você tem ou deseja ter uma horta em casa e ainda quer melhorar a sua alimentação, cultivar microverdes se torna a opção perfeita. Essas microplantas apresentam muitas vantagens, pois são fáceis de cultivar, práticos, não demandam nem muito tempo nem espaço para crescerem e ajudam a saúde por serem ricos em nutrientes. Assim, continue por aqui para saber mais sobre essa tendência dos microverdes.

veja mais: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz

Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Pixabay)
O que são microverdes?
Consoante uma matéria publicada no site Gazeta do Povo por Sharon Abdalla, em 30 de março de 2020, uma forma fácil para entender o que são os microverdes é vê-los como versões jovens dos vegetais. Assim, os microverdes são basicamente microplantas das suas hortaliças. Eles se encontram na fase inicial de crescimento após o broto, caracterizados quando começam a apresentar as suas primeiras folhas.

Ademais, o que chama atenção para os microverdes é o seu altíssimo valor nutricional, tanto é que são considerados por muitas fontes científicas como superalimentos. Isso pode se explicar pelo fato dessas mini hortaliças estarem em sua fase inicial de desenvolvimento. Dessa forma, é exatamente nessa fase de planta que as hortaliças dispõem de uma grande concentração de nutrientes. Além disso, a depender do vegetal, a quantidade de nutrientes no microverde pode ser até maior do que na hortaliça em sua fase adulta.

Não perca: O que cultivar com pouca luz? 4 plantas que exigem pouco cuidado e pouco sol; confira
Como cultivar microverdes
A outra vantagem que os microverdes oferecem é o seu fácil plantio, além de serem rápidos para a colheita, já que se deseja obter obter a hortaliça em sua fase plântula. Segundo uma matéria publicada por Marina Ferreira e Claudia Meireles no site Metrópoles, em 31 de maio de 2022, para o cultivo dos microverdes você precisará das sementes da hortaliça, um substrato e uma bandeja com furos. Assim, escolha um substrato, o adicione no recipiente e espalhe as sementes sem as enterrar, tomando cuidado para não deixá-las juntas.

Após isso, utilize de um borrifador com água para fazer a rega. Se atente para não regar o substrato em excesso, mas também não deixar o seco, o ideal é deixar sempre úmido, por isso indica-se o uso do borrifador. É de suma importância as sementes receberem luz solar para germinar, então deixe as sementes alguns dias no sol. A germinação ocorre em pouco menos de 2 semanas, assim, basta esperar mais alguns dias para obter os microverdes. Agora que você sabe como cultivar microverdes basta utilizá-los em sucos, receitas, saladas e temperos!

Ademais, leia: Como cultivar lavanda no vaso? Veja mais sobre essa planta incrível

 

Marlon Batista dos Santos: Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais