Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Unsplash)
Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Unsplash)

Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Salvador, 8 de junho de 2022, por Marlon Batista – Você já ouviu falas dos microverdes? Basicamente, se tratam de vegetais em sua versão “mini”, mas que, no entanto, agregam um alto valor nutricional para a saúde. Assim, hoje no Agro Notícias, você verá os motivos para cultivar microverdes e desfrutar de suas vantagens.

Se você tem ou deseja ter uma horta em casa e ainda quer melhorar a sua alimentação, cultivar microverdes se torna a opção perfeita. Essas microplantas apresentam muitas vantagens, pois são fáceis de cultivar, práticos, não demandam nem muito tempo nem espaço para crescerem e ajudam a saúde por serem ricos em nutrientes. Assim, continue por aqui para saber mais sobre essa tendência dos microverdes.

veja mais: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz

Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Pixabay) Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo (Reprodução: Pixabay)
O que são microverdes?
Consoante uma matéria publicada no site Gazeta do Povo por Sharon Abdalla, em 30 de março de 2020, uma forma fácil para entender o que são os microverdes é vê-los como versões jovens dos vegetais. Assim, os microverdes são basicamente microplantas das suas hortaliças. Eles se encontram na fase inicial de crescimento após o broto, caracterizados quando começam a apresentar as suas primeiras folhas.

Ademais, o que chama atenção para os microverdes é o seu altíssimo valor nutricional, tanto é que são considerados por muitas fontes científicas como superalimentos. Isso pode se explicar pelo fato dessas mini hortaliças estarem em sua fase inicial de desenvolvimento. Dessa forma, é exatamente nessa fase de planta que as hortaliças dispõem de uma grande concentração de nutrientes. Além disso, a depender do vegetal, a quantidade de nutrientes no microverde pode ser até maior do que na hortaliça em sua fase adulta.

Não perca: O que cultivar com pouca luz? 4 plantas que exigem pouco cuidado e pouco sol; confira
Como cultivar microverdes
A outra vantagem que os microverdes oferecem é o seu fácil plantio, além de serem rápidos para a colheita, já que se deseja obter obter a hortaliça em sua fase plântula. Segundo uma matéria publicada por Marina Ferreira e Claudia Meireles no site Metrópoles, em 31 de maio de 2022, para o cultivo dos microverdes você precisará das sementes da hortaliça, um substrato e uma bandeja com furos. Assim, escolha um substrato, o adicione no recipiente e espalhe as sementes sem as enterrar, tomando cuidado para não deixá-las juntas.

Após isso, utilize de um borrifador com água para fazer a rega. Se atente para não regar o substrato em excesso, mas também não deixar o seco, o ideal é deixar sempre úmido, por isso indica-se o uso do borrifador. É de suma importância as sementes receberem luz solar para germinar, então deixe as sementes alguns dias no sol. A germinação ocorre em pouco menos de 2 semanas, assim, basta esperar mais alguns dias para obter os microverdes. Agora que você sabe como cultivar microverdes basta utilizá-los em sucos, receitas, saladas e temperos!

Ademais, leia: Como cultivar lavanda no vaso? Veja mais sobre essa planta incrível

 

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.