Flor de vinagreira: saiba tudo sobre essa espécie considerada medicinal por muitos motivos

Flor de vinagreira (reprodução Canva Pro)

Salvador, 05 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Azedinha, groselheira, caruru-azedo, flor de vinagreira. Essas são as diversas nomenclaturas utilizadas para denominar a Hibiscus sabdariffa, planta de origem asiática, porém, bastante consumida no Maranhão em pratos típicos da região. Mas, de acordo com a revista Globo Rural, por João Mathias em, 10 de junho de 2019, a flor de vinagreira também é uma planta com um grande potencial medicinal.

Portanto, descubra em nossa matéria a importância da flor de vinagreira para a manutenção da saúde do seu organismo. Ademais, continue conosco e veja também as formas de consumo dessa planta medicinal.
Propriedades da Flor de vinagreira
Essa planta possui uma lista de nutrientes e substâncias essenciais para o organismo. As suas folhas e o cálice são ricos em vitaminas A e C, além de minerais como o ferro, fosforo, ácido málico, proteína vegetal, ácido tartárico e as antocianinas. Todos esses componentes da planta medicinal garantem-lhe propriedades diuréticas, digestivas, laxantes, vasodilatadoras e antissépticas também.
Benefícios da flor de vinagreira
Portanto, fica evidente que essa espécie possui uma lista extensa de incontáveis benefícios para o sistema corporal. Assim, confira três principais efeitos que o consumo da flor em suas variadas maneiras pode contribuir para sua saúde.
1 – Regula o colesterol
Graças às antocianinas presentes na flor de vinagreira, a ingestão pode proporcionar o equilíbrio da pressão arterial. Isso ocorre pois essa substância aumenta a circulação lipoproteica de alta-densidade, ou seja, o HDL, conhecido por colesterol “bom”. Portanto, favorecendo assim a diminuição do LDL, o colesterol classificado como ruim, precursor de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, por exemplo. Dessa maneira, ocorre também a oxidação de gorduras na corrente sanguínea, facilitando a circulação sanguínea pelas artérias.

Flor de vinagreira (reprodução Canva Pro)
2 – Auxilia na digestão
Outro benefício expresso da espécie é o seu potencial voltado para o auxílio contra desordens gastrointestinais. A planta é uma ótima aliada no tratamento dos problemas estomacais e digestivos como os espasmos gastrointestinais, que consistem em dor torácica e dificuldade para deglutir. Além disso, ajuda no alívio de incômodos e irritações. Ademais, seu chá é bastante usado para a diminuição de cólicas estomacais, indicado para os alívios espasmódicos.
3 – Fonte de antioxidantes
A vinagreira contém a vitamina A e C, além do betacaroteno, substâncias antioxidantes essenciais para o organismo. Portanto, a ação antioxidante favorece a eliminação dos radicais livres presentes nas células, combatendo o desenvolvimento de doenças crônicas e o envelhecimento precoce. Ademais, o ácido ascórbico favorece a produção de colágeno pela derme, deixando a pele mais rejuvenescida, com menos flacidez e rugas.
Chá de flor de vinagreira
Existem diversas maneiras de utilizar a planta, como infusão, preparos de chás, sucos, saladas, molhos e pratos também como o arroz de cuxá, típico na região maranhense. Mas, de forma a obter todas as propriedades da vinagreira, iremos te ensinar o preparo do chá. Assim, confira os ingredientes e o passo a passo.

Para o preparo da bebida, você precisará de apenas uma colher de chá de flor de vinagreira e uma xícara de água fervente. Acrescente-as na água em fervura e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, apenas coe e beba em seguida. Por fim, recomenda-se o consumo de até duas doses diárias.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha descoberto todas as informações sobre o potencial da flor de vinagreira. Ademais, que você também compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece, de modo que todos aprendam o benefício dessa planta medicinal.

Veja e se surpreenda: Como fazer plantio de capim-limão no quintal de casa e desfrutar das vantagens dessa planta medicinal

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais