Como lavar o carro com pouca água: ecologicamente correto e qualidade garantida

Lavar o carro (Reprodução: pexels)

Salvador, 9 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Sabia que é bem fácil lavar o carro com pouca água? Gastar 300 litros hoje em dia não dá mais. Além de ser um desperdício você ainda acaba prejudicando o meio ambiente. Por isso, você pode cuidar do seu carro ao mesmo tempo em que age de forma ecologicamente correta.

É bem verdade que todos gostam de ter o seu veículo limpo e brilhante. Contudo, é preciso se lembrar que, para isso, pouca água é o suficiente. Com as técnicas corretas é possível lavar o carro sem utilizar quantidades altas de água e sabão. E o resultado será um carro limpo e reluzente como se espera de um carro limpo. Por isso, confira algumas dicas de como lavar o carro de forma eficiente e ecológica, com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Mistura caseira para limpar carpete de carro para que fique novo e perfumado

Lavar o carro (Reprodução: pexels)
Como lavar o carro ecologicamente?
Uma das opções para isso é a limpeza a seco. Entretanto, muitas vezes acaba sendo um serviço muito mais caro se comparado com um lava-rápido comum. Dito isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a economizar e a fazer uma limpeza de forma bem simples, sem gastar muita água. Assim, você irá focar apenas no essencial que exige, de imediato, a limpeza do seu carro utilizando o mínimo de água possível. Segue abaixo todas as informações:

Ademais, veja também: Como evitar que o vidro do carro fique embaçado e porque isso acontece, confira
Dê prioridade aos campos de visão
Foque em limpar os vidros de visão, laterais e traseiro, faróis, lanternas e espelhos retrovisores sempre que possível. Dessa forma, você evita que a sujeira impeça a sua visão ou atrapalhe a sinalização para os outros motoristas. Para isso, você pode utilizar uma esponja ou até mesmo um pano macio para aplicar em toda a superfície do carro.
Evite acumular poeira
De acordo com matéria de UOL em parceria com o Auto+, escrito em 8 de janeiro de 2016, o pano úmido nessas horas, é um ótimo aliado, sendo super eficiente para remover o excesso de poeira de painéis, volante, console, partes internas das portas e bancos de couro gastando o mínimo de água. A dica só não vale para os veículos de assento de tecido.
Uso de balde
O melhor caso em que é preciso se valer de um balde d’água é quando há sujeiras de difícil remoção, como excremento de pombo na pintura. Essas impurezas danificam o revestimento do carro, dessa forma, prejudicando e deixando algumas manchas se não forem retiradas logo. Nunca utilize a mangueira, para a lavagem. Afinal, o desperdício de água que é gerado dessa forma é incomparável aos benefícios de utilizar um balde.
Cera de carnaúba
Além de ser um produto biodegradável, essa cera de carnaúba é perfeita para amolecer todas as sujidades e crostas incrustadas na lataria, facilitando assim, todo o processo de limpeza. Além disso, ele não causa danos à sua pintura. Você pode utilizá-lo em uma solução de água junto com um borrifador para uma melhor aplicação na hora de lavar o carro.

Confira, também: O que é bom para limpar farol de carro amarelado? Mistura caseira para que fique com cara de novo

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais