Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Lavar o carro (Reprodução: pexels)
Lavar o carro (Reprodução: pexels)

Como lavar o carro com pouca água: ecologicamente correto e qualidade garantida

Salvador, 9 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Sabia que é bem fácil lavar o carro com pouca água? Gastar 300 litros hoje em dia não dá mais. Além de ser um desperdício você ainda acaba prejudicando o meio ambiente. Por isso, você pode cuidar do seu carro ao mesmo tempo em que age de forma ecologicamente correta.

É bem verdade que todos gostam de ter o seu veículo limpo e brilhante. Contudo, é preciso se lembrar que, para isso, pouca água é o suficiente. Com as técnicas corretas é possível lavar o carro sem utilizar quantidades altas de água e sabão. E o resultado será um carro limpo e reluzente como se espera de um carro limpo. Por isso, confira algumas dicas de como lavar o carro de forma eficiente e ecológica, com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Mistura caseira para limpar carpete de carro para que fique novo e perfumado

Lavar o carro (Reprodução: pexels) Lavar o carro (Reprodução: pexels)
Como lavar o carro ecologicamente?
Uma das opções para isso é a limpeza a seco. Entretanto, muitas vezes acaba sendo um serviço muito mais caro se comparado com um lava-rápido comum. Dito isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a economizar e a fazer uma limpeza de forma bem simples, sem gastar muita água. Assim, você irá focar apenas no essencial que exige, de imediato, a limpeza do seu carro utilizando o mínimo de água possível. Segue abaixo todas as informações:

Ademais, veja também: Como evitar que o vidro do carro fique embaçado e porque isso acontece, confira
Dê prioridade aos campos de visão
Foque em limpar os vidros de visão, laterais e traseiro, faróis, lanternas e espelhos retrovisores sempre que possível. Dessa forma, você evita que a sujeira impeça a sua visão ou atrapalhe a sinalização para os outros motoristas. Para isso, você pode utilizar uma esponja ou até mesmo um pano macio para aplicar em toda a superfície do carro.
Evite acumular poeira
De acordo com matéria de UOL em parceria com o Auto+, escrito em 8 de janeiro de 2016, o pano úmido nessas horas, é um ótimo aliado, sendo super eficiente para remover o excesso de poeira de painéis, volante, console, partes internas das portas e bancos de couro gastando o mínimo de água. A dica só não vale para os veículos de assento de tecido.
Uso de balde
O melhor caso em que é preciso se valer de um balde d’água é quando há sujeiras de difícil remoção, como excremento de pombo na pintura. Essas impurezas danificam o revestimento do carro, dessa forma, prejudicando e deixando algumas manchas se não forem retiradas logo. Nunca utilize a mangueira, para a lavagem. Afinal, o desperdício de água que é gerado dessa forma é incomparável aos benefícios de utilizar um balde.
Cera de carnaúba
Além de ser um produto biodegradável, essa cera de carnaúba é perfeita para amolecer todas as sujidades e crostas incrustadas na lataria, facilitando assim, todo o processo de limpeza. Além disso, ele não causa danos à sua pintura. Você pode utilizá-lo em uma solução de água junto com um borrifador para uma melhor aplicação na hora de lavar o carro.

Confira, também: O que é bom para limpar farol de carro amarelado? Mistura caseira para que fique com cara de novo