O chá de boldo não serve apenas para má digestão! Veja 3 formas de preparar e surpreenda-se com os benefícios

chá de boldo-Foto Canva Pro

Montes Claros, 25 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Quando se trata de bebidas caseiras com propriedades medicinais, o chá de boldo é um dos mais tradicionais. E mesmo que o seu efeito laxante seja o mais conhecido, a bebida ainda conta com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Portanto, hoje vamos falar mais um pouco de suas características e ensinar 3 formas de preparar a infusão sem amargar.

De fato, as propriedades hepáticas e digestivas do chá de boldo tratam problemas intestinais como a constipação, infecção intestinal e cólicas abdominais. No entanto, como a folha da erva é rica em alcaloides e boldina, a infusão também auxilia no combate a gastrite, controla a acidez e melhora o funcionamento do fígado.

Saiba mais: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente
3 maneiras de preparar o chá de boldo
De acordo com artigo publicado pela redação do site Metrópoles em 26 de março de 2021, o chá de boldo tem efeito calmante, quando utilizado no banho de assento, por exemplo. Além disso, possui a capacidade de eliminar bactérias que causam inflamações na garganta e fungos que atacam a pele. Por último, os compostos fenólicos da bebida evitam o estresse oxidativo das células, prevenindo doenças degenerativas como a aterosclerose.

chá de boldo-Foto Canva Pro
1. Chá de boldo com erva-doce
Em 300 ml de água, ferva 1 saquinho, ou 10 g de folhas de boldo, e 1 colher de sopa de erva-doce. Deixe em infusão em fogo baixo por 10 minutos e coe quando amornar. Aliás, não é necessário adoçar a bebida e você também pode armazená-la na geladeira.
2. Boldo com alcachofra
Pouca gente sabe, mas o chá de boldo também ajuda a acabar com os sintomas da ressaca. Desse modo, leve 1 litro de água ao fogo e, quando levantar fervura, adicione 1 colher (sopa) de folhas de boldo picadas e 2 g de alcachofra. Por fim, após 2 minutos desligue a chama, tampe e espere amornar para coar e beber.
3. Boldo-do-chile com sene
Coloque 1 litro de água para ferver e adicione 3 folhas de boldo-do-chile picadas e 2 folhas (5g) de sene. Deixe em infusão por 5 minutos e retire do fogo em seguida. Finalmente, basta coar e adoçar com 2 colheres (sopa) de mel.

Veja também: Suco detox com água de coco? Acelere os resultados da sua dieta com essa bebida deliciosa e refrescante
O chá tem efeitos colaterais?
O uso exagerado do chá de boldo pode trazer mais malefícios do que benefícios. Portanto, o Agro Notícias não recomenda o consumo contínuo por mais de 15 dias. Aliás, segundo informações de uma matéria publicada no site Uol, em texto de Vanessa Sardinha, a bebida em quantidades excessivas pode causar vômitos, intoxicação no fígado, náuseas, e diarreia.

Você também pode gostar: O chá de alface combate estresse e ansiedade? Saiba como esta bebida pode ajudar a acalmar os nervos e conheça as restrições

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais