O que não pode faltar na festa junina? Conheça os pratos tradicionais dessa festança

O que não pode faltar na festa junina? Conheça os pratos tradicionais dessa festança / Reprodução: Canva Pro

Maringá, 16 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Estamos na época mais esperada do ano por muitos brasileiros, ou seja, o período de festa junina. Então, conheça aqui no Agro Notícias alguns pratos típicos para se deliciar.

As comidas de festa junina não se resumem às receitas com milho e amendoim. Pelo contrário, existem muitas outras opções para incrementar a festa. Sendo assim, aprenda um pouco mais sobre as tradições juninas no Brasil.

Veja mais sobre: 3 dicas para decorar a mesa de festa junina: surpreenda todos com essa decoração

O que não pode faltar na festa junina? Conheça os pratos tradicionais dessa festança / Reprodução: Canva Pro
Quais são as coisas que tem na festa junina?
A festa junina é uma das comemorações mais populares do país. A festa inclui danças, comidas típicas, trajes e decoração. Neste sentido, Érica Caetano, em parceria com a Brasil Escola, elencou os principais itens de uma boa festa junina, acompanhe.

A dança típica é a tradicional quadrilha. Nela, os pares vão dançando conforme a narração dos passos. Há, ainda, a decoração com bandeirolas coloridas, fogueiras e balões. Além disso, não pode ficar de fora as barracas e brincadeiras. Neste caso, é preciso incluir a barraca do beijo, pescaria, correio elegante e a cadeia. Por fim, a caracterização com roupas, e a melhor parte, as comidas de típicas.
Alimentos típicos de festa junina
Ao pensar em pratos típicos, já é possível visualizar as gostosuras feitas a partir do milho, bem como o bolo de milho, pamonha, pipoca e o próprio milho cozido. Outra estrela da festa é o amendoim. Neste sentido, você vai encontrar o pé de moleque, paçoca e amendoim torrado.

Entretanto, o portal Terra, em um artigo postado em 10 de junho de 2020, listou outras delícias típicas e que não podem ficar de fora da sua festa junina. Sendo assim, tome nota dos pratos e bebidas:

Maçã do amor;
Canjica;
Arroz doce;
Cocada;
Pinhão;
Vinho quente;
Suco de milho;
Quentão.

Você pode gostar também: Fogueira para festa junina: aprenda a fazer de forma segura e bonita para alegrar ainda mais o dia
Qual a origem das festas juninas
Agora que você já sabe o que não pode faltar em uma comemoração junina, aprenda um pouco mais sobre as comemorações. A princípio, na Europa, havia uma festa pagã para comemorar a chegada do verão e afastar os maus espíritos. Passando os anos, o catolicismo foi depositando seus elementos na festa.

No Brasil, a festa começou a ser comemorada pelos portugueses e teve um movimento contrário da Europa. Assim, foi perdendo as características religiosas e se tornando uma festa típicas com elementos relacionados à roça.

Agora que você já conhece a história e todas as tradições de uma festa junina, já pode providenciar a sua própria comemoração. Deste modo, faça as decorações características e o mais importante, não se esqueça de fazer os principais pratos típicos para todos se deliciarem.

Saiba mais: Aprenda como fazer bandeirinha de festa junina em 4 passos simples: deixe sua festa ainda mais bonita com materiais reaproveitados

Denise Watanabe: Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais