Saiba como limpar piso vinílico sem causar arranhões; dicas simples que facilitarão a sua vida

Piso vinílico (Reprodução: pexels)

Salvador, 3 de julho de 2022, por Pedro Lucas – Uma das partes mais importantes e que destacam o charme da casa é o piso. O piso vinílico é um tipo de material lindo que tem aparecido cada vez mais como uma preferência das casas. Sendo um revestimento mais leve, ele conta também com uma instalação super prática e fácil.

Entretanto, depois que ocorre a instalação, muitos se perguntam o que fazer para limpar esse tipo de revestimento sem causar arranhões e até mesmo sem danificar o material. Para que toda a beleza do seu piso vinílico não seja ofuscada, é necessário um certo cuidado com a limpeza. Se interessou? Confira então tudo sobre o que é certo e errado quando for fazer esse tipo de limpeza.

Piso vinílico (Reprodução: Pexels)

Como limpar o piso vinílico

Não é necessário utilizar nenhum produto específico para realizar a limpeza. Produtos como o sabão em pó, solventes e desinfetantes devem ser evitados, é o que reforça uma matéria da Globo, texto de Camila Santos, em 6 de setembro de 2021. Com apenas um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco é possível ter a limpeza completa da maioria dos pisos vinílicos. Confira tudo no passo a passo que o Agro Notícias apresenta abaixo:

1. Remova a sujeira

Comece primeiro removendo todo o tipo de resíduo sobre o piso, utilizando uma vassoura de pelo ou, até mesmo, o bom e velho aspirador de pó. Afinal, você não vai querer um lamaçal na hora de enxaguar o piso não é mesmo?

2. Misturinha para lavar

Para lavar, utilize uma solução de água diluída com detergente neutro. Sem encharcar, coloque um pouco da solução pelo piso e esfregue levemente com a vassoura. Ademais, evite utilizar produtos químicos para fazer a limpeza ou remover as manchas do seu revestimento. Eles podem causar riscos e arranhões ao material. Em vez disso, corra atrás de removedores próprios para o seu piso vinílico.

3. Enxágue e seque bem

Você pode remover a água suja restante com um rodo ou um pano limpo. Ao fim, faça o enxague com a água limpa e seque bem com um pano seco e limpo antes de usar o piso. Evitando, assim, que o aspecto borrado na superfície ocorra.

Ademais, é bom saber que nem todos os pisos vinílicos são iguais. Nesse caso existem os tipos de piso colados e os piso clicados, possuindo diferentes meios de fixação entre os dois. Assim, é interessante se atentar com as indicações de limpeza do fabricante. Isso evita que ocorram problemas como descolamento e arranhões ao material.

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais