Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Piso vinílico (Reprodução: pexels)
Piso vinílico (Reprodução: pexels)

Saiba como limpar piso vinílico sem causar arranhões; dicas simples que facilitarão a sua vida

Salvador, 3 de julho de 2022, por Pedro Lucas – Uma das partes mais importantes e que destacam o charme da casa é o piso. O piso vinílico é um tipo de material lindo que tem aparecido cada vez mais como uma preferência das casas. Sendo um revestimento mais leve, ele conta também com uma instalação super prática e fácil.

Entretanto, depois que ocorre a instalação, muitos se perguntam o que fazer para limpar esse tipo de revestimento sem causar arranhões e até mesmo sem danificar o material. Para que toda a beleza do seu piso vinílico não seja ofuscada, é necessário um certo cuidado com a limpeza. Se interessou? Confira então tudo sobre o que é certo e errado quando for fazer esse tipo de limpeza.

Piso vinílico (Reprodução: pexels)
Piso vinílico (Reprodução: Pexels)

Como limpar o piso vinílico

Não é necessário utilizar nenhum produto específico para realizar a limpeza. Produtos como o sabão em pó, solventes e desinfetantes devem ser evitados, é o que reforça uma matéria da Globo, texto de Camila Santos, em 6 de setembro de 2021. Com apenas um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco é possível ter a limpeza completa da maioria dos pisos vinílicos. Confira tudo no passo a passo que o Agro Notícias apresenta abaixo:

1. Remova a sujeira

Comece primeiro removendo todo o tipo de resíduo sobre o piso, utilizando uma vassoura de pelo ou, até mesmo, o bom e velho aspirador de pó. Afinal, você não vai querer um lamaçal na hora de enxaguar o piso não é mesmo?

2. Misturinha para lavar

Para lavar, utilize uma solução de água diluída com detergente neutro. Sem encharcar, coloque um pouco da solução pelo piso e esfregue levemente com a vassoura. Ademais, evite utilizar produtos químicos para fazer a limpeza ou remover as manchas do seu revestimento. Eles podem causar riscos e arranhões ao material. Em vez disso, corra atrás de removedores próprios para o seu piso vinílico.

3. Enxágue e seque bem

Você pode remover a água suja restante com um rodo ou um pano limpo. Ao fim, faça o enxague com a água limpa e seque bem com um pano seco e limpo antes de usar o piso. Evitando, assim, que o aspecto borrado na superfície ocorra.

Ademais, é bom saber que nem todos os pisos vinílicos são iguais. Nesse caso existem os tipos de piso colados e os piso clicados, possuindo diferentes meios de fixação entre os dois. Assim, é interessante se atentar com as indicações de limpeza do fabricante. Isso evita que ocorram problemas como descolamento e arranhões ao material.