Veja como fazer o pé de limoeiro dar frutas: confira os motivos do atraso e como resolver

Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock)

Salvador, 11 de junho de 2022, por Janaina Brito – O pé de limoeiro dar frutas é um problema para você? A falta de frutificação de algumas espécies de árvores é uma questão comum para quem lida com pomares ou possui algum cultivo. Porém, fica a questão: por que isso acontece, e como resolver?

No caso do limão, muitas causas podem estar envolvidas na falta de produção dos frutos. De maneira geral, é importante verificar a saúde da planta como um todo, assim como ela foi cultivada. Acompanhe aqui, no Agro Notícias, os principais motivos para esse problema e confira como fazer o pé de limoeiro dar frutas.

Você também pode gostar: Veja como plantar limão em vaso e dicas incríveis para facilitar e acelerar a colheita

Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock)
Por quê o pé de limão não dá frutos?
Uma das principais causas para a falta de produção do limoeiro não envolve nenhum cuidado atual que você pode ter com a planta e, sim, o princípio de tudo: a muda. Segundo João Mathias em colaboração para a revista Globo Rural, em 07 de setembro de 2020, pés de limão plantados a partir de sementes, geralmente, não fornecem frutas de mesma qualidade que a árvore de origem.

Além disso, as mudas de limoeiros provenientes de sementes costumam demorar muito para produzir, ou seja, possuem um período muito longo onde apenas vegetam (cerca de 5 anos). Assim, se você pensa em começar esse cultivo, invista em mudas enxertadas que vão fornecer uma maior qualidade e volume de fornecimento de limões.

Leia mais: Conheça 3 espécies frutíferas que dão frutos rápido e aprenda a cultivá-las no quintal
Dicas para o pé de limoeiro dar frutas
Uma das formas de tentar aumentar a produção de limões é apostar nas podas. Teoricamente, as espécies frutíferas cítricas não demandam cortes para frutificar. Na verdade, elas costumam florescer bastante, contudo, é muito comum que apenas 1% das flores vinguem, o que pode também ser uma causa para a baixa de limões no seu cultivo.

Mas, realizar uma poda superficial, uma vez ao ano, retirando os ramos mais longos, pode permitir que a região interna das copas seja mais ventilada e receba mais luz solar, o que contribui com o processo de frutificação. Ademais, lembre-se também de manter os cuidados com a sua árvore: atente-se para o surgimento de pragas e doenças; cuide com as regas e invista em fertilizantes.

Se você possui um pé de limão em um vaso, trocar de recipiente também pode acelerar a produção. Nesse caso, talvez as raízes estejam em um espaço muito apertado, o que prejudica o desenvolvimento. De qualquer forma, é preciso ter paciência. Para um pé de limoeiro dar frutas maduras e prontas para o consumo leva, no mínimo, de 2 a 3 anos.

Continue lendo: Por que o pé de jabuticaba não dá frutos? Veja os erros mais comuns e como obter sucesso

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais