Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock)
Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock)

Veja como fazer o pé de limoeiro dar frutas: confira os motivos do atraso e como resolver

Salvador, 11 de junho de 2022, por Janaina Brito – O pé de limoeiro dar frutas é um problema para você? A falta de frutificação de algumas espécies de árvores é uma questão comum para quem lida com pomares ou possui algum cultivo. Porém, fica a questão: por que isso acontece, e como resolver?

No caso do limão, muitas causas podem estar envolvidas na falta de produção dos frutos. De maneira geral, é importante verificar a saúde da planta como um todo, assim como ela foi cultivada. Acompanhe aqui, no Agro Notícias, os principais motivos para esse problema e confira como fazer o pé de limoeiro dar frutas.

Você também pode gostar: Veja como plantar limão em vaso e dicas incríveis para facilitar e acelerar a colheita

Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock) Pé de limoeiro dar frutas (Fonte: iStock)
Por quê o pé de limão não dá frutos?
Uma das principais causas para a falta de produção do limoeiro não envolve nenhum cuidado atual que você pode ter com a planta e, sim, o princípio de tudo: a muda. Segundo João Mathias em colaboração para a revista Globo Rural, em 07 de setembro de 2020, pés de limão plantados a partir de sementes, geralmente, não fornecem frutas de mesma qualidade que a árvore de origem.

Além disso, as mudas de limoeiros provenientes de sementes costumam demorar muito para produzir, ou seja, possuem um período muito longo onde apenas vegetam (cerca de 5 anos). Assim, se você pensa em começar esse cultivo, invista em mudas enxertadas que vão fornecer uma maior qualidade e volume de fornecimento de limões.

Leia mais: Conheça 3 espécies frutíferas que dão frutos rápido e aprenda a cultivá-las no quintal
Dicas para o pé de limoeiro dar frutas
Uma das formas de tentar aumentar a produção de limões é apostar nas podas. Teoricamente, as espécies frutíferas cítricas não demandam cortes para frutificar. Na verdade, elas costumam florescer bastante, contudo, é muito comum que apenas 1% das flores vinguem, o que pode também ser uma causa para a baixa de limões no seu cultivo.

Mas, realizar uma poda superficial, uma vez ao ano, retirando os ramos mais longos, pode permitir que a região interna das copas seja mais ventilada e receba mais luz solar, o que contribui com o processo de frutificação. Ademais, lembre-se também de manter os cuidados com a sua árvore: atente-se para o surgimento de pragas e doenças; cuide com as regas e invista em fertilizantes.

Se você possui um pé de limão em um vaso, trocar de recipiente também pode acelerar a produção. Nesse caso, talvez as raízes estejam em um espaço muito apertado, o que prejudica o desenvolvimento. De qualquer forma, é preciso ter paciência. Para um pé de limoeiro dar frutas maduras e prontas para o consumo leva, no mínimo, de 2 a 3 anos.

Continue lendo: Por que o pé de jabuticaba não dá frutos? Veja os erros mais comuns e como obter sucesso