Veja se é possível cultivar a fruta biribá da Amazônia e conheça um pouco mais sobre essa espécie

Biribá (Fonte: iStock)

Salvador, 04 de julho de 2022, por Janaina Brito – Já ouviu falar em biribá? Essa espécie, originária do Amazonas, faz parte da família Anonacea, a mesma de frutíferas famosas como a pinha e a graviola. Contudo, ainda é uma fruta pouco conhecida pela população, o que esconde seus benefícios e seu fácil cultivo.

Sua casca é amarela quando madura e possui escamas, compondo um fruto robusto e de polpa translúcida, muito parecido com seus primos. Inclusive, a semelhança é tanta que eles são confundidos facilmente com o biribá.

Biribá (Fonte: iStock)

Benefícios do biribá

Essa fruta possui uma composição nutricional muito rica, fonte de minerais, como ferro, e de vitaminas C e do complexo B. Além disso, o biribá tem um alto teor de fibras e de antioxidantes, que, combinados, melhoram a saúde do organismo, reforçando a imunidade e auxiliando no tratamento e prevenção de condições clínicas. Dessa forma, veja agora, no Agro Notícias, um pouco mais sobre essa fruta e como seu manejo demanda poucos cuidados.

Como cultivar biribá

Fazendo parte da mesma família de frutas como a graviola, o biribá possui plantio bem semelhante a essa espécie. Nativa de climas quentes, essa planta prefere temperaturas entre 21° e 30° e não tolera muito frio.

Outrossim, solos profundos, bem drenados ou até mesmo argilosos e ricos em matéria orgânica são ideais para a sobrevivência dela. Porém, ela se adapta de forma tranquila a todos os tipos de substrato, sem exigir muitas especificações, visto que suas raízes são bem desenvolvidas.

Para plantar biribá, invista em mudas enxertadas de qualidade e opte pelo cultivo nos períodos chuvosos do ano, iniciando em setembro, nos quais essa espécie tem mais facilidade para crescer e se desenvolver. Assim, esse tipo de muda garante uma qualidade maior de produção, diferentemente do cultivo por sementes.

Entretanto, se você ainda optar pela semeadura, a germinação acontece cerca de dois meses depois. Assim, a utilização de adubo NPK nos primeiros anos pode auxiliar no melhor crescimento da planta, principalmente se o cultivo dessa espécie for através de sementes.

No que diz respeito à produção, as primeiras flores começam a aparecer após 12 meses depois da enxertia. Entretanto, nesse momento, o melhor é eliminar os frutos inicias, com o objetivo de manter a força da planta. A produtividade entra na sua melhor fase com 4 ou 5 anos de plantio do biribá, com colheita entre março a maio.

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais