Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Biribá (Fonte: iStock)
Biribá (Fonte: iStock)

Veja se é possível cultivar a fruta biribá da Amazônia e conheça um pouco mais sobre essa espécie

Salvador, 04 de julho de 2022, por Janaina Brito – Já ouviu falar em biribá? Essa espécie, originária do Amazonas, faz parte da família Anonacea, a mesma de frutíferas famosas como a pinha e a graviola. Contudo, ainda é uma fruta pouco conhecida pela população, o que esconde seus benefícios e seu fácil cultivo.

Sua casca é amarela quando madura e possui escamas, compondo um fruto robusto e de polpa translúcida, muito parecido com seus primos. Inclusive, a semelhança é tanta que eles são confundidos facilmente com o biribá.

Biribá (Fonte: iStock)
Biribá (Fonte: iStock)

Benefícios do biribá

Essa fruta possui uma composição nutricional muito rica, fonte de minerais, como ferro, e de vitaminas C e do complexo B. Além disso, o biribá tem um alto teor de fibras e de antioxidantes, que, combinados, melhoram a saúde do organismo, reforçando a imunidade e auxiliando no tratamento e prevenção de condições clínicas. Dessa forma, veja agora, no Agro Notícias, um pouco mais sobre essa fruta e como seu manejo demanda poucos cuidados.

Como cultivar biribá

Fazendo parte da mesma família de frutas como a graviola, o biribá possui plantio bem semelhante a essa espécie. Nativa de climas quentes, essa planta prefere temperaturas entre 21° e 30° e não tolera muito frio.

Outrossim, solos profundos, bem drenados ou até mesmo argilosos e ricos em matéria orgânica são ideais para a sobrevivência dela. Porém, ela se adapta de forma tranquila a todos os tipos de substrato, sem exigir muitas especificações, visto que suas raízes são bem desenvolvidas.

Para plantar biribá, invista em mudas enxertadas de qualidade e opte pelo cultivo nos períodos chuvosos do ano, iniciando em setembro, nos quais essa espécie tem mais facilidade para crescer e se desenvolver. Assim, esse tipo de muda garante uma qualidade maior de produção, diferentemente do cultivo por sementes.

Entretanto, se você ainda optar pela semeadura, a germinação acontece cerca de dois meses depois. Assim, a utilização de adubo NPK nos primeiros anos pode auxiliar no melhor crescimento da planta, principalmente se o cultivo dessa espécie for através de sementes.

No que diz respeito à produção, as primeiras flores começam a aparecer após 12 meses depois da enxertia. Entretanto, nesse momento, o melhor é eliminar os frutos inicias, com o objetivo de manter a força da planta. A produtividade entra na sua melhor fase com 4 ou 5 anos de plantio do biribá, com colheita entre março a maio.