Como o Nubank ganha dinheiro? Entenda como o banco consegue lucrar sem tarifas

Como o Nubank ganha dinheiro? Entenda como o banco consegue lucrar sem tarifas (Foto: Divulgação / Nubank)

Salvador, 08 de junho de 2022, por Victor de Freitas – Uma das grandes dúvidas dos consumidores é sobre como o Nubank ganha dinheiro. Isto porque a instituição financeira se destaca por não cobrar tarifas dos seus clientes. Confira em detalhes a explicação neste post do blog Guia do Ex-Negativado.

A evolução do Nubank no Brasil

O Nubank é um dos bancos digitais de maior destaque no mercado financeiro brasileiro e que a cada dia expande ainda mais seus horizontes.

Inicialmente, a conta do Nubank foi lançada como pré-paga para pagamentos. Nem sequer se considerava como uma conta corrente. Logo em seguida, passou a ganhar o mercado com a oferta de um cartão de crédito sem anuidade de forma definitiva, o que chamou ainda mais a atenção do mercado para seus serviços.

A partir daí, a fintech ganhou força de vez no mercado brasileiro e foi eleita pela Revista Forbes como melhor banco em atividade no Brasil nos últimos três anos, em um ranking que leva em consideração a opinião dos próprios usuários de bancos no país.

Há tempos, o Nubank já deixou de ser apenas uma conta digital pré-paga, com cartão de crédito, e se tornou um grande ecossistema financeiro, onde é possível pegar empréstimos, obter rendimento por guardar dinheiro na conta, realizar compras pelo aplicativo e até mesmo realizar investimentos dos mais variados tipos.

Tudo isso sem cobrar taxas fixas dos clientes. Então, como a empresa se sustenta? Essa dúvida passa pela cabeça de muitos consumidores. Entenda abaixo.

Como o Nubank ganha dinheiro? Entenda como o banco consegue lucrar sem tarifas (Foto: Divulgação / Nubank)

Como o Nubank ganha dinheiro?

Apesar de não cobrar anuidade, nem seguro do cartão, e muito menos taxa de manutenção da conta, o Nubank conseguiu seu primeiro lucro anual em 2021. Isso só é possível devido às fontes de receita estabelecidas pela instituição financeira.

A principal maneira que o Nubank tem para ganhar dinheiro é por meio de “interchange”, como explica o site Techtudo.

Isso ocorre quando um cliente realiza um pagamento por cartão de crédito. Nesse caso, o logista em questão paga uma taxa de 5% do valor da compra pela transação.

Essa quantia é dividida entre empresa por trás da maquininha de cartão, a bandeira do cartão de crédito e no último caso, o próprio Nubank.

Como possui uma enorme base de clientes com cartão de crédito, o Nubank consegue arrecadar altas quantias com o uso por parte dos seus clientes. Não à toa, a fintech costuma lançar promoções e sorteios para estimular o uso do cartão pelos usuários.

Juros pagos por clientes

Outra ação que rende grandes lucros para o Nubank está atrelada aos juros do cartão de crédito, que ocorre quando o cliente atrasa a parcela ou realiza parcelamento.

Assim como ocorre em qualquer banco, os juros são parte significativa dos ganhos anuais do Nubank.

Programa de recompensas

Há também o Nubank Rewards, que conta com adesão opcional que pode ser paga pelo cliente que quer aproveitar pontos acumulados com uso do cartão de crédito.

Já no caso dos investimentos, a Nu Invest, corretora de propriedade do próprio Nubank, há também ganhos pela intermediação.

Por fim, leia também: Saiba Como Comprar Criptomoedas Pelo Nubank E Entenda O Investimento

FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Victor de Freitas: Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: victordefreitas.redacao@gmail.com Contato do site: contato@folhago.com.br