Saiba quanto tempo demora para receber a pensão por morte após dar entrada

Saiba quanto tempo demora para receber a pensão por morte após dar entrada. Foto: Canva Pro

Curitiba, 15 de junho de 2022, por Ana Follmann – O tempo de demora para receber pensão por morte após entrada pode variar. No entanto, o bene possui um prazo determinado por lei. Confira hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT, qual é o prazo e saiba o que fazer em caso de atraso.

Embora a pensão possa ser solicitada online, a análise do pedido é feito pelos servidores do INSS. Isso demanda tempo, pois pode envolver diversos documentos.

Além disso, a fila de pedidos previdenciários cresce a cada dia, o que aumenta, também, a fila de espera. Abaixo, então, confira o que esperar ao entrar com pedido e como proceder.
Quanto tempo demora para receber pensão por morte após dar entrada no INSS?
Por lei o INSS possui 60 dias, a partir da apresentação do pedido, para dar resposta à solicitação de pensão por morte. Contudo, raramente há cumprimento dele.

Isso ocorre em razão das filas gigantescas que a Previdência Social encara. Para se ter noção, atualmente elas contam com mais de 2,8 milhões de pedidos que aguardam resposta.

Conforme a matéria de Marta Cavallini para o G1 em 29/03/2022, o tempo médio de espera é de 94 dias. Por isso, o tempo de demora para receber pensão por morte após a entrada é maior do que o determinado em lei.

Aliás, cuidado! Não é apenas o INSS que possui prazo com o pedido de pensão por morte. Os beneficiários devem dar entrada nele em até 90 dias contados da morte do trabalhador ou aposentado.

Saiba quanto tempo demora para receber a pensão por morte após dar entrada. Foto: Canva Pro

Leia também: Bancos que antecipam o 13° em 2022: confira 3 opções no mercado
O que fazer em caso de atraso da análise do pedido de pensão por morte?
Em regra a resposta ao pedido de pensão por morte costuma demorar mais tempo do que o que a lei determina. Portanto, nesses casos o cidadão tem direitos frente ao INSS.

É possível entrar com uma ação perante a justiça federal para requerer que o INSS dê resposta ao pedido.

De qualquer forma, na concessão do pedido em atraso há o pagamento das parcelas devidas desde a data da entrada do pedido de pensão por morte.
Com essas 8 DICAS VITAIS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUEM GANHA POUCO vai equilibrar suas contas

Ana Cristina Follmann: Ana Cristina é formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especializada em Direito do Trabalho. Apaixonada pela escrita e cultura pop, busca sempre deixar o mundo um pouco mais simples e longe do juridiquês. Contato: (65) 99924-8700