Para Você
Carregando...

Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer

Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer - Reprodução Canva

São Paulo, quarta-feira, 29 de junho por Lucca Ranoya – Hoje, você irá aprender uma forma muito simples e barata de plantar cebola. Tudo o que precisará será de uma unidade do vegetal já seca e saudável, um copo com água e paciência, para permitir que o processo de germinação aconteça.

Existem duas formas de plantar cebola: a primeira é pela semente e a segunda é usando um bulbo do vegetal. Hoje, vamos tratar da segunda, te mostrando como enraizar a parte de baixo da cebola, daquelas que você compra no mercado mesmo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer – Reprodução Canva

Leia mais aqui: Dicas bem fáceis para cultivar plantas suculentas
Método para criar as raízes da sua cebola
Então, inicie colocando água filtrada em um copo baixo e de boca larga o suficiente para que consiga encaixar a sua cebola lá. Aliás, é importante mencionar que a parte que estamos nos referindo é o bulbo, aquela parte que é usada na preparação das saladas, refogados, etc.

Então, enfinque dois palitos de madeira na parte de cima do bulbo, onde sobra casca, sem perfurá-lo e pendure-o dentro do copo. Assim, as suas raízes secas devem ficar imersas na água, sem que a parte de cima fique. Isso porque, se o bulbo ficar em contato com a água durante muitas horas, ele apodrecerá e estragará a sua chance de plantar uma cebola nova.

Por fim, aguarde 15 dias, repondo a água que irá evaporar no processo, em um local de sombra. Dessa forma, as raízes serão estimuladas novamente e começarão a surgir e crescer. Então, a sua cebola estará pronta para ser plantada na terra.
Transplante da muda de cebola para a terra
Faça uma mistura de terra vegetal com 25% de húmus de minhoca, cave um berço e enterre o bulbo enraizado, na terra. Entretanto, deixe a parte da casca de cima, para fora. Regue bem o solo para umedecer as raízes e repita o processo pelo menos três vezes por dia, até que perceber que as raízes soltas da cebola, “pegaram” na terra. Depois, diminua a frequência de rega, principalmente quando as folhas começarem a surgir e mantenha o solo bem nutrido e adubado.

Veja mais: Sabonete de babosa com mel e azeite de oliva; receita caseira
Algumas considerações do processo
Enfim, é importante mencionar que esse processo pode ser feito utilizando somente a parte de baixo do bulbo, sem que precise “sacrificar” uma cebola inteira no processo. Além disso, você pode omitir a parte de criação de raízes no copo com água e tentar fazer esse processo diretamente na terra de cultivo.

Porém, as dificuldades serão maiores, e, se não tomar cuidado e não souber o que está fazendo, as chances do vegetal apodrecer serão maiores também. Esperamos que tenha gostado das dicas e que possa aplicá-las ainda hoje no seu cultivo!

Não saia antes de ler: Como desengordurar piso da cozinha? Veja como tirar aspecto de óleo no chão

Lucca: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. Formado em massoterapia, também atuo oferecendo massagens relaxantes e terapêuticas em domicílio. Trabalho como freela fazendo artigos como ghostwriter e escrevendo posts para blogs dos mais diversos temas. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler