Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer

Com essa dica, você vai revolucionar o seu modo de plantar

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 29 de junho por Lucca Ranoya – Hoje, você irá aprender uma forma muito simples e barata de plantar cebola. Tudo o que precisará será de uma unidade do vegetal já seca e saudável, um copo com água e paciência, para permitir que o processo de germinação aconteça.

Continua depois da publicidade

Existem duas formas de plantar cebola: a primeira é pela semente e a segunda é usando um bulbo do vegetal. Hoje, vamos tratar da segunda, te mostrando como enraizar a parte de baixo da cebola, daquelas que você compra no mercado mesmo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer - Reprodução Canva Aprenda a melhor forma de plantar cebola: econômica e fácil de fazer – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais aqui: Dicas bem fáceis para cultivar plantas suculentas
Método para criar as raízes da sua cebola
Então, inicie colocando água filtrada em um copo baixo e de boca larga o suficiente para que consiga encaixar a sua cebola lá. Aliás, é importante mencionar que a parte que estamos nos referindo é o bulbo, aquela parte que é usada na preparação das saladas, refogados, etc.

Então, enfinque dois palitos de madeira na parte de cima do bulbo, onde sobra casca, sem perfurá-lo e pendure-o dentro do copo. Assim, as suas raízes secas devem ficar imersas na água, sem que a parte de cima fique. Isso porque, se o bulbo ficar em contato com a água durante muitas horas, ele apodrecerá e estragará a sua chance de plantar uma cebola nova.

Por fim, aguarde 15 dias, repondo a água que irá evaporar no processo, em um local de sombra. Dessa forma, as raízes serão estimuladas novamente e começarão a surgir e crescer. Então, a sua cebola estará pronta para ser plantada na terra.
Transplante da muda de cebola para a terra
Faça uma mistura de terra vegetal com 25% de húmus de minhoca, cave um berço e enterre o bulbo enraizado, na terra. Entretanto, deixe a parte da casca de cima, para fora. Regue bem o solo para umedecer as raízes e repita o processo pelo menos três vezes por dia, até que perceber que as raízes soltas da cebola, “pegaram” na terra. Depois, diminua a frequência de rega, principalmente quando as folhas começarem a surgir e mantenha o solo bem nutrido e adubado.

Veja mais: Sabonete de babosa com mel e azeite de oliva; receita caseira
Algumas considerações do processo
Enfim, é importante mencionar que esse processo pode ser feito utilizando somente a parte de baixo do bulbo, sem que precise “sacrificar” uma cebola inteira no processo. Além disso, você pode omitir a parte de criação de raízes no copo com água e tentar fazer esse processo diretamente na terra de cultivo.

Porém, as dificuldades serão maiores, e, se não tomar cuidado e não souber o que está fazendo, as chances do vegetal apodrecer serão maiores também. Esperamos que tenha gostado das dicas e que possa aplicá-las ainda hoje no seu cultivo!

Não saia antes de ler: Como desengordurar piso da cozinha? Veja como tirar aspecto de óleo no chão

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais