Para Você
Carregando...

Lírio da paz: tudo que você precisa saber para cultivar em casa

Lírio da paz: tudo que você precisa saber para cultivar em casa. Reprodução: canva

João Pessoa, 13 de junho, por Alessandra Martins – O Lírio da paz é uma planta que representa harmonia, muito presente na decoração de ambientes, por sua beleza e facilidade em se desenvolver na sombra. Portanto, saber cultivar essa planta, é muito importante para tê-la em casa ou comercializar.

O Lírio da Paz não é bem um lírio, mas uma planta semelhante ao copo de leite, da família Araceae. No entanto, a semelhança com o Lírio fez com que essa planta recebesse esse nome, assim como o Lírio da Amazônia. Confira aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime.

Veja também: aprenda cultivar Afelandra, a planta zebra que atrai beija-flores.
Lírio da paz: significados
Todo mundo gostaria de ter um Lírio da paz em casa. Portanto, essa é uma tarefa fácil, basta apenas saber alguns conceitos-base, pois vale muito a pena. Essa planta possui inúmeros significados, e a capacidade reconhecida pela Nasa, de limpar e purificar o ar do ambiente, logo, sua utilidade vai muito além da decoração.

Lírio da paz: tudo que você precisa saber para cultivar em casa. Reprodução: canva

Os significados principais do Lírio da paz são: harmonia, equilíbrio, paz, esperança e vida. Além disso, a técnica oriental Feng Shui (ciência da harmonia) destaca que essa planta pode eliminar energias negativas do ambiente e trazer a paz, o equilíbrio e a harmonia de todos que habitam ou frequenta o ambiente.

Você não pode deixar de conferir essa outra matéria: como plantar em vaso? Respostas para as maiores dúvidas de quem está começando.
Com cultivar
O Lírio da paz é formado por folhas verdes marcantes e flores brancas. A planta da paz pode se cultivada em casa, desde que você tenha as devidas técnicas. Em primeiro lugar, essa é uma planta de sombra e para se desenvolver bem, crie um substrato que seja semelhante às condições ambientais.

Portanto, use um vaso de tamanho médio, efetue furos no fundo, e preencha-o com uma camada de pedras de no máximo 2 cm. Depois disso, use como substrato areia, cascalho para jardim e matéria orgânica. Essa mistura facilitará a drenagem, mas, também ira reter os nutrientes, para que a planta possa assimilar e usar em seu desenvolvimento.

Caso, você deseje, poderá adubar o Lírio da paz, mensalmente a cada 3 meses, para isso, use meia colher de sopa em 1 litro de água, do adubo químico NPK. No entanto, adubações só devem ser realizada na primavera e no verão. Além disso, as regas devem ser diárias e o solo deve ser mantida úmida.

Em conclusão, para propagar o lírio da paz, basta retirar um pedaço da raiz ou um dos ‘perfilhos’ que crescem ao lado da planta. Depois disso, é necessário plantar em um vaso pequeno como uma sementeira e manter atenção ao desenvolvimento da nova planta, como destaca o Gshow da Globo em 2016.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: aprenda aqui, como plantar orquídea em vaso.

Alessandra Martins: Alessandra Martins é Engenheira Agrônoma e Redatora, vive atualmente em João Pessoas-PB, trabalhou como redatora de diversos portais, atualmente escreve para a Redação do É Mais MT. @redatoraleh

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler