Como plantar em vaso? Respostas para as maiores dúvidas de quem está começando

Um guia fácil e simples para responder as suas dúvidas de cultivo

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, sábado, 11 de junho por Lucca Ranoya – Às vezes nos deparamos com o desconhecido, com algo que nunca fizemos e sentimos medo. Medo de começar e falhar. Isso ocorre em todas as áreas da vida. Inclusive, no mundo do cultivo. Como saber plantar em vaso?

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa vai trazer respostas para as dúvidas mais comuns de quem está começando a cultivar, que se propôs a ser pai ou mãe de planta. Pode parecer desafiador no começo, mas, garantimos, cultivar uma verdinha em casa, em um vasinho, é algo fácil, algo que vale a pena ser vivido.

Continua depois da publicidade

Como plantar em vaso? Respostas para as maiores dúvidas de quem está começando - Reprodução Canva Como plantar em vaso? Respostas para as maiores dúvidas de quem está começando – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como fazer curau de milho verde de lata? Receita maravilhosa para os dias frios
Como montar um vaso
Antes de tudo, antes de se quer pensar em comprar uma planta (a não ser que já a compre montada), você deve estar se perguntado como montar um vaso. Qual seria a ordem dos materiais colocados e quais os materiais que devem ser colocados?

Muito simples. Independente de qual vaso for montar (a não ser plantas específicas como as orquídeas), sempre seguirá uma ordem. Claro, a medida que for agregando conhecimento na área, poderá inventar o seu próprio protocolo e testar outras coisas. Porém, para quem está iniciando, existe uma “receita de bolo”, simples de ser seguida e que dá sempre muito certo.

Em primeiro lugar, certifique-se que o seu vaso possui furos de drenagem. Se não, faça-os você mesmo. Depois, coloque pedras de drenagem. Em seguida, uma manta de drenagem, seguida da mistura de terra. Então coloque a planta, cubra as raízes e termine adicionando uma cobertura, que pode ser pedrinhas, folhas, palha, fibra de coco, etc.

Leia mais aqui: Como cuidar do camarão amarelo? Planta é uma das mais resistentes ao sol
Quantas vezes regar
Enfim, a rega pode ser o fator que vai deixar a sua verdinha bonita ou algo que pode matá-la, caso erre a mão. De forma geral, para quem vai plantar em vaso, regue sempre que sentir que o solo está seco. Isso vai depender do clima do lugar que vive e da quantidade de exposição solar que a sua planta recebe.

Para isso, enfie o dedo na superfície da terra e sinta se consegue perceber umidade. Caso consiga, espere mais um pouco. Entretanto, se a terra estiver seca, essa é a hora perfeita para regar. Ainda assim, se estiver germinando, mude de regra.

Para a germinação de sementes, mantenha o solo sempre úmido. Para isso, utilize um borrifador uma ou mais vezes ao dia, para que mantenha a umidade do local e não alague colocando água em excesso.
Luminosidade ideal
Por fim, isso depende exclusivamente da espécie que está cultivando. Dessa forma, existem plantas que preferem uma exposição direta e outras que preferem sombra ou meia sombra. Contudo, um consenso existe: sempre coloque a sua verdinha em um local luminoso, nunca escuro. Isso porque a luminosidade é essencial para a planta fazer a fotossíntese e assim gerar energia para viver.

Não saia antes de ler: Receita de caldo de kenga mais cremosa e rápida do mundo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais