Para Você
Carregando...

As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio

As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio - Foto: Canva

São Paulo, 7 de agosto por Lucca Ranoya – O antúrio é uma planta bem popular no Brasil. Aliás, ela é mais conhecida pelas suas flores, que podem aparecer em colorações vermelhas, brancas e negras. Geralmente produzem uma flor por haste e são mais estimuladas a florescerem à medida que recebem uma boa quantidade de luz.

Possui folhas verdes-escuras, largas e hastes longas, bem frágeis nos seus primeiros anos de crescimento. Por isso, é recomendado cultivar o antúrio em um local que não seja de passagem e nem extremamente ventilado. Uma aspecto interessante do seu visual é a textura das folhas das flores, que parecem ter sido envernizadas por mãos humanas. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio – Foto: Canva

Qual a luminosidade ideal para o antúrio

O antúrio gosta de luz, mas não deve ficar embaixo do sol o dia inteiro. Assim, é preciso deixá-lo em um lugar de meia sombra, que pegue sol nos horários mais brandos do dia e que seja bastante claro.

Isso porque a luminosidade é muito importante para que mudas mais jovens floresçam. Então, não coloque a sua planta em lugares escuros e de pouca luz se quiser vê-las florescerem.

Qual a rega e a terra ideal para o antúrio

É uma espécie que possui raízes bem parecidas com a das orquídeas. Sendo assim, são bem sensíveis a solos encharcados e umidade constante. Dessa forma, para poder cultivar o seu antúrio com sucesso, coloque-o em um vaso que tenha furos drenantes (buracos embaixo) e escolha uma terra que escoe bem a água.

A dica é misturar um pouco de terra vegetal com cerca de 50% de casca de pinus ou chips de coco (2 materiais que deixam o substrato mais aerado).

Em seguida, pense sobre a rega. Regue somente quando perceber que o solo está seco. Isso deve acontecer 1 ou 2 vezes na semana. Talvez, no verão, precise regar com mais frequência. Contudo, sempre coloque o dedo na superfície da terra do seu vaso para decidir qual será o melhor momento.

Dicas para adubar e melhor forma de reprodução

Por mais que os antúrios sejam espécies de crescimento lento, ainda precisam de nutrientes para se desenvolver e ter saúde. Então, adube a cada 3 ou 4 meses, utilizando adubos de liberação lenta como o bokashi ou o COTE.

Para reproduzir, utilize as sementes que crescem na flor ou faça novas mudas usando as hastes de uma planta já adulta. O primeiro método é mais demorado, mas vale a pena caso tenha o tempo e a paciência para fazer.

Já o segundo é uma das formas mais comuns de reproduzir antúrios e é bem fácil de fazer. Você só precisa cortar uma haste adulta e saudável, colocá-la em um copo com água por alguns dias para enraizar e fazer o transplante para a terra depois!

 

Lucca: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. Formado em massoterapia, também atuo oferecendo massagens relaxantes e terapêuticas em domicílio. Trabalho como freela fazendo artigos como ghostwriter e escrevendo posts para blogs dos mais diversos temas. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler