As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio

Uma das flores mais lindas e diferentes que existem

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, 7 de agosto por Lucca Ranoya – O antúrio é uma planta bem popular no Brasil. Aliás, ela é mais conhecida pelas suas flores, que podem aparecer em colorações vermelhas, brancas e negras. Geralmente produzem uma flor por haste e são mais estimuladas a florescerem à medida que recebem uma boa quantidade de luz.

Continua depois da publicidade

Possui folhas verdes-escuras, largas e hastes longas, bem frágeis nos seus primeiros anos de crescimento. Por isso, é recomendado cultivar o antúrio em um local que não seja de passagem e nem extremamente ventilado. Uma aspecto interessante do seu visual é a textura das folhas das flores, que parecem ter sido envernizadas por mãos humanas. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio - Foto: Canva

Continua depois da publicidade

As melhores dicas para você acertar no cultivo do antúrio – Foto: Canva

Qual a luminosidade ideal para o antúrio

O antúrio gosta de luz, mas não deve ficar embaixo do sol o dia inteiro. Assim, é preciso deixá-lo em um lugar de meia sombra, que pegue sol nos horários mais brandos do dia e que seja bastante claro.

Isso porque a luminosidade é muito importante para que mudas mais jovens floresçam. Então, não coloque a sua planta em lugares escuros e de pouca luz se quiser vê-las florescerem.

Qual a rega e a terra ideal para o antúrio

É uma espécie que possui raízes bem parecidas com a das orquídeas. Sendo assim, são bem sensíveis a solos encharcados e umidade constante. Dessa forma, para poder cultivar o seu antúrio com sucesso, coloque-o em um vaso que tenha furos drenantes (buracos embaixo) e escolha uma terra que escoe bem a água.

A dica é misturar um pouco de terra vegetal com cerca de 50% de casca de pinus ou chips de coco (2 materiais que deixam o substrato mais aerado).

Em seguida, pense sobre a rega. Regue somente quando perceber que o solo está seco. Isso deve acontecer 1 ou 2 vezes na semana. Talvez, no verão, precise regar com mais frequência. Contudo, sempre coloque o dedo na superfície da terra do seu vaso para decidir qual será o melhor momento.

Dicas para adubar e melhor forma de reprodução

Por mais que os antúrios sejam espécies de crescimento lento, ainda precisam de nutrientes para se desenvolver e ter saúde. Então, adube a cada 3 ou 4 meses, utilizando adubos de liberação lenta como o bokashi ou o COTE.

Para reproduzir, utilize as sementes que crescem na flor ou faça novas mudas usando as hastes de uma planta já adulta. O primeiro método é mais demorado, mas vale a pena caso tenha o tempo e a paciência para fazer.

Já o segundo é uma das formas mais comuns de reproduzir antúrios e é bem fácil de fazer. Você só precisa cortar uma haste adulta e saudável, colocá-la em um copo com água por alguns dias para enraizar e fazer o transplante para a terra depois!

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais