Para Você
Carregando...

Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais

Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais - Foto: Canva

São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto por Lucca Ranoya – O filodendro squamífero é uma variedade de planta pertencente ao gênero dos filodendros, nativa do Brasil. Além disso, como a maior parte dos filodendros conhecidos, ela é uma planta trepadeira, que cresce apoiada sobre árvores para ganhar território e se aproximar da claridade.

O caule é liso, mas as ramificações laterais, também chamadas de hastes, contêm uma penugem e coloração avermelhada, bem diferente. Enfim, cada folha possui um design único, todas apresentando um tipo de recorte bem claro e pronunciado. À medida que elas vão crescendo e tomando corpo, sua forma vai mudando, o que torna o filodendro squamífero uma opção bem interessante para a decoração. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais – Foto: Canva

Algumas curiosidades sobre o filodendro squamífero

A espécie possui inflorescências que brotam nas partes mais centrais das folhagens, às vezes, despercebidas por observadores descuidados. Outra curiosidade legal é que esse filodendro possui uma variedade variegata, que apresenta colorações esbranquiçadas nas folhas. Por fim, suas cores mais comuns são a verde-escura e a verde clara, tipo limão.

Dicas para cultivar o filodendro squamífero

Em relação ao local ideal de cultivo, prefira a sombra e meia sombra. Entretanto, entenda que sombra e meia sombra são locais que doam ao ambiente uma boa claridade. Afinal, a luz é necessária para que as plantas façam fotossíntese. Portanto, não deixe o seu filodendro squamífero em locais escuros.

A rega ideal dessa espécie deve ser regular, acontecendo sempre que o solo estiver seco. Já a terra deve ser rica em matéria orgânica, mas, ao mesmo tempo, solta o suficiente para drenar bem o excesso de água. Dessa forma, quando for compor a sua mistura de terra use:

  • Fibra de coco ou pedaços de perlita a 10%;
  • Terra vegetal de qualidade a 70%;
  • Húmus de minhoca a 20%.

Pelo filodendro squamífero ter folhas bem grandes e largas, é esperado que elas, caso sejam cultivadas em ambientes internos, acumulem poeira. Sendo assim, a cada 15 ou 20 dias, limpe-as passando um pano úmido com água, porque isso as ajudará a captar mais luz para as suas funções vitais.

Como podar esse tipo de filodendro?

Sempre que notar folhas amareladas e velhas, retire-as com as mãos ou com uma tesoura de poda. Aliás, por esse tipo de planta ter folhagens maiores, a poda deve ser feita somente em caso de extrema necessidade. Se cuidar bem do seu filodendro, reduzirá bem as chances dele ter folhas mortas e secas durante a sua vida.

Fazendo mudas por estaquia

Se quiser fazer uma muda, poderá fazer com as hastes do filodendro squamífero. Isso porque durante a sua vida, quando chegam a sua fase adulta, elas criam raízes aéreas laterais e se tornam capazes de reproduzir. Isso dito, corte a junção das hastes com o caule central, num movimento diagonal e use aquilo para enraizar uma muda nova. Faça isso com uma tesoura de poda limpa.

O processo de enraizamento é super fácil. Apenas prepare a terra e coloque as estacas deitadas com a parte da raiz aérea para baixo. Depois, regue abundantemente o solo para que umedeça e facilite o processo. Agora é só cuidar e esperar a muda enraizar.

 

Lucca: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. Formado em massoterapia, também atuo oferecendo massagens relaxantes e terapêuticas em domicílio. Trabalho como freela fazendo artigos como ghostwriter e escrevendo posts para blogs dos mais diversos temas. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler