Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais

O filodendro squamífero encanta independente do local em que é colocado

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto por Lucca Ranoya – O filodendro squamífero é uma variedade de planta pertencente ao gênero dos filodendros, nativa do Brasil. Além disso, como a maior parte dos filodendros conhecidos, ela é uma planta trepadeira, que cresce apoiada sobre árvores para ganhar território e se aproximar da claridade.

Continua depois da publicidade

O caule é liso, mas as ramificações laterais, também chamadas de hastes, contêm uma penugem e coloração avermelhada, bem diferente. Enfim, cada folha possui um design único, todas apresentando um tipo de recorte bem claro e pronunciado. À medida que elas vão crescendo e tomando corpo, sua forma vai mudando, o que torna o filodendro squamífero uma opção bem interessante para a decoração. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais - Foto: Canva
Filodendro Squamífero: conheça a planta de folhagens super ornamentais – Foto: Canva

Algumas curiosidades sobre o filodendro squamífero

A espécie possui inflorescências que brotam nas partes mais centrais das folhagens, às vezes, despercebidas por observadores descuidados. Outra curiosidade legal é que esse filodendro possui uma variedade variegata, que apresenta colorações esbranquiçadas nas folhas. Por fim, suas cores mais comuns são a verde-escura e a verde clara, tipo limão.

Continua depois da publicidade

Dicas para cultivar o filodendro squamífero

Em relação ao local ideal de cultivo, prefira a sombra e meia sombra. Entretanto, entenda que sombra e meia sombra são locais que doam ao ambiente uma boa claridade. Afinal, a luz é necessária para que as plantas façam fotossíntese. Portanto, não deixe o seu filodendro squamífero em locais escuros.

A rega ideal dessa espécie deve ser regular, acontecendo sempre que o solo estiver seco. Já a terra deve ser rica em matéria orgânica, mas, ao mesmo tempo, solta o suficiente para drenar bem o excesso de água. Dessa forma, quando for compor a sua mistura de terra use:

  • Fibra de coco ou pedaços de perlita a 10%;
  • Terra vegetal de qualidade a 70%;
  • Húmus de minhoca a 20%.

Pelo filodendro squamífero ter folhas bem grandes e largas, é esperado que elas, caso sejam cultivadas em ambientes internos, acumulem poeira. Sendo assim, a cada 15 ou 20 dias, limpe-as passando um pano úmido com água, porque isso as ajudará a captar mais luz para as suas funções vitais.

Como podar esse tipo de filodendro?

Sempre que notar folhas amareladas e velhas, retire-as com as mãos ou com uma tesoura de poda. Aliás, por esse tipo de planta ter folhagens maiores, a poda deve ser feita somente em caso de extrema necessidade. Se cuidar bem do seu filodendro, reduzirá bem as chances dele ter folhas mortas e secas durante a sua vida.

Fazendo mudas por estaquia

Se quiser fazer uma muda, poderá fazer com as hastes do filodendro squamífero. Isso porque durante a sua vida, quando chegam a sua fase adulta, elas criam raízes aéreas laterais e se tornam capazes de reproduzir. Isso dito, corte a junção das hastes com o caule central, num movimento diagonal e use aquilo para enraizar uma muda nova. Faça isso com uma tesoura de poda limpa.

O processo de enraizamento é super fácil. Apenas prepare a terra e coloque as estacas deitadas com a parte da raiz aérea para baixo. Depois, regue abundantemente o solo para que umedeça e facilite o processo. Agora é só cuidar e esperar a muda enraizar.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais