Como fazer Molotof? Sobremesa portuguesa de dar água na boca, não sobra nada!

Como fazer Molotof? Sobremesa portuguesa de dar água na boca, não sobra nada! Foto: Canva

São José dos Campos-SP, 14 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho –  Portugal é um país que possui uma ampla e rica culinária. E, entre os diversos doces e bolos, um deles é o molotof, um desses bolos que faz muito sucesso por lá e por aqui também.

Neste post, vamos falar um pouco sobre como fazer um delicioso molotof de caramelo, com essa cobertura diferenciada. Assim, é uma ótima pedida para uma sobremesa e, principalmente, para o café da tarde.

Quais os ingredientes do molotof?

Agora, para fazer essa receita típica das terras portuguesas, vamos precisar reunir poucos ingredientes. Neste caso, são apenas quatro itens para fazer algo que vai render até oito porções e ficará pronto em 45 minutos aproximadamente. A seguir, confira o que vai precisar:

  • Ovos: 10 claras
  • Açúcar: 10 colheres de sopa
  • Margarina (quantidade necessária para untar)
  • Caramelo líquido a gosto

Como fazer a receita passo a passo

Primeiramente, o blog Mato Grosso é Agro lembra que precisaremos deixar o forno pré-aquecido. E o ideal é deixar a temperatura em 200º. Além disso, coloque um tabuleiro de água frio dentro do equipamento na cozinha, para ajudar a fazer o efeito necessário durante a execução da receita.

Em seguida, vai começar a fazer o serviço mais braçal, que é bater as claras de ovos. Neste caso, vai usar o chamado sistema de ‘castelo’ para produzir o produto. Então, vai também adicionar as colheres de sopa de açúcar, uma a uma. Contudo, o mais importante é não parar de bater.

Como fazer Molotof? Sobremesa portuguesa de dar água na boca, não sobra nada! Foto: Canva

Por isso, uma dica valiosa é deixar esses ingredientes por perto. Assim, quando for precisar, não vai precisar parar o serviço na metade.

Depois que sentir que o açúcar já se dissolveu completamente entre as claras que bateu, aí vai acrescentar o caramelo líquido. Neste caso, vai ser um incremento a gosto. Ou seja, não existe um limite definido para a quantidade. Mas, naturalmente, precisamos ter bom senso para não haver nenhum tipo de exagero.

Assim, o creme vai ficar homogêneo e em um tom marrom. Neste momento, vai colocar a margarina na superfície de uma forma especial para bolos. Na sequência, vai despejar todo o creme lá no recipiente.

Neste momento em que colocar no forno, aquele recipiente de água já deve ter fervido. Então, vai colocar a forma em cima desse tabuleiro no forno e esperar de cinco a sete minutos. Por fim, vai desligar o forno, abrir um pouco e colocar algo como uma rolha para deixar a tampa parcialmente aberta. Espero 30 minutos, retire a forma do forno e já sirva.

Marcos Eduardo: Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais