Palitinhos de mandioca assado: super fácil de fazer gastando quase nada! Confira

Palitinhos de mandioca assado: super fácil de fazer gastando quase nada! Confira. Foto: Canva

São José dos Campos-SP, 16 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A mandioca é um dos itens dos mais comuns na culinária brasileira e existem diversas maneiras de se preparar. Neste post, vamos falar um pouco sobre como fazer palitinhos de mandioca assado.

Então, é um pouco diferente da tradicional mandioca frita. Contudo, não é menos saboroso. Inclusive, se torna uma boa opção para compor uma tábua de aperitivos para receber os amigos em casa aos finais de semana.

Ingredientes para os palitinhos de mandioca assado

Agora, para produzir essa receita, a simplicidade é a principal característica. Principalmente em termos de ingredientes. Aliás, para executar essa ideia, vamos precisar de apenas quatro itens. Confira, a baixo, o que vamos usar:

  • Mandioca descascada: 1,2 quilos
  • Azeite: 3 colheres de sopa
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída a gosto

Como preparar a receita passo a passo

Primeiramente, vamos pré-aquecer o forno, com temperatura alta de 2.000º. Isso será o suficiente para executar a receita da melhor maneira. Em seguida, pegue as mandiocas e corte em pedaços. O blog Mato Grosso é Agro sugere em aproximadamente 8 centímetros.

Dessa forma, se ele já vier descascada, vai poupar esse segundo serviço. Assim, é só lavar com água corrente da torneira e colocar na panela de pressão. Neste caso, é importante a água da panela cobrir toda a mandioca. Contudo, sem passar dos 2/3 do espaço total interno da panela. Isso porque precisa deixar um respiro.

Palitinhos de mandioca assado: super fácil de fazer gastando quase nada! Confira. Foto: Canva

Assim, vai fechar a panela normalmente e ligar o fogo, mas precisa ser fogo alto. Então, após cinco minutos, deve já começar a apitar. Neste momento, baixe o fogo e espere cozinhar também por mais cinco minutos.

Depois, vai desligar o fogo e, antes de abrir a panela, é fundamental deixar toda a fumaça sair primeiro. Após fazer isso, a mandioca vai ficar cozida, mas ainda assim firme o suficiente para conseguir cortar.

Na sequência, vai pegar essa mandioca e colocar em um escorredor, até esperar esfriar adequadamente. Enquanto isso, vai pegar uma assadeira e colocar bastante azeite no interior da superfície dela.

Com isso, vai pegar aquela mandioca que já tinha cortado antes em oito centímetros, mas desta vez vai reduzir para dois centímetros, procurando sempre cortar pelo meio. Assim, vão ficar em tamanho mais uniforme e adequado.

Palitinhos alinhados

Logo, vai pegar esses palitinhos e colocar lado a lado na assadeira e, em seguida, vai colocar por cima o restante do azeite. Isso é essencial para o sucesso desta receita. Não se esqueça de já temperar com o sal e a pimenta-do-reino.

Por fim, coloque tudo no forno por 40 minutos. No entanto, nesse meio tempo, abra e vire os lados, para poder assar em lados iguais. Quando ficar dourado, é porque já está em condição de servir.

Marcos Eduardo: Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais