Conheça a flor bonequinha: tudo que precisa saber sobre essa bela e diferente espécie

Flor bonequinha (Fonte: iStock)

Salvador, 03 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você conhece a flor bonequinha? Essa linda e diferente espécie originária da Argentina recebe esse nome por seu formato incomum. Além disso, se você busca uma nova planta adaptada para os climas mais frios, ela é uma ótima alternativa para embelezar seu jardim.

Descoberta por Charles Darwin, a Calceolaria uniflora, nome científico dessa espécie, se desenvolve muito bem em vasos, podendo ser cultivada, inclusive, em casas e apartamentos. Confira aqui, no Agro Notícias, tudo sobre a flor bonequinha e os cuidados para mantê-la sempre saudável.

Continue lendo: Quais plantas resistem ao frio? Espécies para cultivar no inverno

Flor bonequinha (Fonte: iStock)
Características
A flor bonequinha é uma espécie rasteira e que cresce muito pouco, chegando, no máximo, a apenas 15 centímetros de comprimento, segundo a redação da revista Casa Vogue, em 17 de junho de 2021. Ademais, suas pétalas são de cores quentes e vibrantes como o amarelo, laranja e vermelho.

O formato inflado dessas estruturas, assim como a dinâmica das colorações das flores, é o que lembra uma bonequinha. Por isso, eles costumam atrair bastante abelhas e outros polinizadores. Outrossim, são mais comuns em climas montanhosos e frios.

Veja mais: Decore seu quintal com o jasmim brasileiro: conheça essa linda opção que fica um espetáculo em cercas e pergolados
Cuidados com a flor bonequinha
Essa planta não demanda grandes cuidados, apenas atenção em alguns aspectos. Em primeiro lugar, para iniciar o seu cultivo, o melhor a se fazer é investir em sementes. Isso porque, essa espécie possui um curto ciclo de floração, ou seja, ela geralmente para de dar flores após um ano. O plantio por sementes vai permitir um aproveitamento maior desse período.

Além disso, como qualquer espécie floral, a flor bonequinha precisa de uma boa incidência de sol, contudo, ela não gosta de calor ou altas temperaturas. Lembre-se, essa planta é natural de climas frios, então, o excesso de luminosidade pode afetar o seu desenvolvimento. Assim, procure sempre por temperaturas amenas.

Outrossim, quanto às regas, a umidade também pode prejudicar o crescimento dessa planta. Logo, invista em solos bem drenados, tanto se o cultivo for no chão ou em vasos. O importante é impedir o acúmulo de água que pode apodrecer suas raízes. Por isso, o ideal é regar apenas quando o substrato estiver seco. Para tal fim, sempre verifique com os dedos.

Agora que você aprendeu tudo sobre a flor bonequinha, aproveite para garantir essa espécie no seu ambiente favorito. Como planta rústica e de fácil manutenção, ela é perfeita como item de decoração.

Gostou? Confira, a seguir: Descubra como cuidar da suculenta rosinha-do-sol de forma simples e efetiva

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais