Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flor bonequinha (Fonte: iStock)
Flor bonequinha (Fonte: iStock)

Conheça a flor bonequinha: tudo que precisa saber sobre essa bela e diferente espécie

Salvador, 03 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você conhece a flor bonequinha? Essa linda e diferente espécie originária da Argentina recebe esse nome por seu formato incomum. Além disso, se você busca uma nova planta adaptada para os climas mais frios, ela é uma ótima alternativa para embelezar seu jardim.

Descoberta por Charles Darwin, a Calceolaria uniflora, nome científico dessa espécie, se desenvolve muito bem em vasos, podendo ser cultivada, inclusive, em casas e apartamentos. Confira aqui, no Agro Notícias, tudo sobre a flor bonequinha e os cuidados para mantê-la sempre saudável.

Continue lendo: Quais plantas resistem ao frio? Espécies para cultivar no inverno

Flor bonequinha (Fonte: iStock) Flor bonequinha (Fonte: iStock)
Características
A flor bonequinha é uma espécie rasteira e que cresce muito pouco, chegando, no máximo, a apenas 15 centímetros de comprimento, segundo a redação da revista Casa Vogue, em 17 de junho de 2021. Ademais, suas pétalas são de cores quentes e vibrantes como o amarelo, laranja e vermelho.

O formato inflado dessas estruturas, assim como a dinâmica das colorações das flores, é o que lembra uma bonequinha. Por isso, eles costumam atrair bastante abelhas e outros polinizadores. Outrossim, são mais comuns em climas montanhosos e frios.

Veja mais: Decore seu quintal com o jasmim brasileiro: conheça essa linda opção que fica um espetáculo em cercas e pergolados
Cuidados com a flor bonequinha
Essa planta não demanda grandes cuidados, apenas atenção em alguns aspectos. Em primeiro lugar, para iniciar o seu cultivo, o melhor a se fazer é investir em sementes. Isso porque, essa espécie possui um curto ciclo de floração, ou seja, ela geralmente para de dar flores após um ano. O plantio por sementes vai permitir um aproveitamento maior desse período.

Além disso, como qualquer espécie floral, a flor bonequinha precisa de uma boa incidência de sol, contudo, ela não gosta de calor ou altas temperaturas. Lembre-se, essa planta é natural de climas frios, então, o excesso de luminosidade pode afetar o seu desenvolvimento. Assim, procure sempre por temperaturas amenas.

Outrossim, quanto às regas, a umidade também pode prejudicar o crescimento dessa planta. Logo, invista em solos bem drenados, tanto se o cultivo for no chão ou em vasos. O importante é impedir o acúmulo de água que pode apodrecer suas raízes. Por isso, o ideal é regar apenas quando o substrato estiver seco. Para tal fim, sempre verifique com os dedos.

Agora que você aprendeu tudo sobre a flor bonequinha, aproveite para garantir essa espécie no seu ambiente favorito. Como planta rústica e de fácil manutenção, ela é perfeita como item de decoração.

Gostou? Confira, a seguir: Descubra como cuidar da suculenta rosinha-do-sol de forma simples e efetiva