Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Jasmim brasileiro (Fonte iStock)
Jasmim brasileiro (Fonte iStock)

Decore seu quintal com o jasmim brasileiro: conheça essa linda opção que fica um espetáculo em cercas e pergolados

Salvador, 31 de maio de 2022, por Janaina Brito – Plantas são belos itens de decoração e conseguem transformar qualquer espaço. Assim, se você possui cercas ou muros à disposição, vai se interessar pelo jasmim brasileiro, uma linda espécie nativa do Brasil e de fácil plantio.

O Mandevilla sanderi, nome científico dessa planta, é um tipo de arbusto, ideal para compor ambientes com pérgolas e cercas vivas, visto que se comporta como trepadeira. Dessa forma, com alguns cuidados, é possível cultivar e manter essa espécie saudável embelezando o seu quintal. Confira aqui, no Agro Notícias, tudo o que você precisa saber para ter o jasmim brasileiro na sua casa.

Continue lendo: Como plantar jasmim: aprenda a cultivar essa planta medicinal e muito perfumada em sua casa

Jasmim brasileiro (Fonte iStock) Jasmim brasileiro (Fonte iStock)
Características do jasmim brasileiro
Essa espécie possui um rápido desenvolvimento e sua floração costuma acontecer durante os meses de primavera e verão. Além disso, o jasmim brasileiro costuma possuir flores de diversos tons, como vermelho, rosa, amarelo e até branco. Se você pensa em cultiva-lo, procure por mudas através de estacas.

Veja mais: Quando colocar casca de ovo nas plantas: aprenda a reconhecer a necessidade desse adubo
Cuidados
O jasmim brasileiro não demanda grandes cuidados. Em primeiro lugar, ele é uma espécie que gosta de calor. Esse é um dos motivos para suas flores se concentrarem nos meses mais quentes. Porém, ela não se adapta bem à exposição direta ao sol. O excesso de raios solares pode queimar suas pétalas.

Ademais, como qualquer outra trepadeira, ele gosta de solos úmidos, contudo, não encharcados. Muita unidade no substrato pode apodrecer as raízes da planta, segundo Beatriz Gatti e Laís Lauton em matéria para a revista Casa e Jardim, em 26 de março de 2022. Portanto, invista em solos bem drenados.

Se você pretende plantar o jasmim em vasos, busque cobrir o recipiente com telas, mantas e cascalhos para permitir o bom escoamento da água. Outrossim, para ter certeza se é a hora certa de molhar o seu jasmim, cheque antes com os dedos as condições da terra.

Ademais, prossiga com os outros cuidados rotineiros de qualquer cultivo: adubação regular do substrato e atenção à presença de pragas e doenças. Aproveite o inverno para fazer as podas de limpeza. Mas, atenção. Deve-se ter cuidado ao lidar com o jasmim brasileiro. Isso porque, quando cortados, seus ramos liberam uma seiva que pode ser tóxica. Assim, não deixe de usar proteção quando for manuseá-lo.

Você pode se interessar: Como mudar a sua hortênsia de cor? Guia descomplicado para fazer isso, confira