Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo: Veja aqui 4 formas de utilizá-las

Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo - Foto: IStock

Salvador, 17 de junho de 2022, escrito por Gabriela Soares – Hoje, no Agro Notícias você vai descobrir como não descartar as cascas dos alimentos e passar a aproveitá-las melhor. Para isso, você vai aprender 5 formas de como utilizar as cascas que iriam para o lixo, conseguindo, assim, aproveitar o máximo das frutas, vegetais e legumes. Mais do que isso, reduzindo a sua produção de lixo.

No dia a dia, a nossa produção de lixo ao cozinhar é muito alta. De maneira geral, esse lixo consiste basicamente de cascas, sementes e folhas de alimentos. Embora muitas pessoas não saibam, há como aproveitar essa parte dos alimentos. Portanto, hoje você vai aprender 4 formas de utilizar as cascas dos alimentos.

Confira também: Como fazer decoração para São João reciclando? Veja aqui 3 itens que darão um ar caipira à sua casa ou festa

Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo – Foto: IStock
Chips com casca de batata
Para preparar esse chips saudável você vai precisar de: Cascas de 7 batatas; 1/2 copo de álcool 70%; 1 copo de água; 1 colher de chá de sal. Coloque estes ingredientes em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, retire as cascas e coloque em uma forma com papel toalha, seque bem com a ajuda do papel.

Após secar, empane a casca em: 3 colheres de sopa de farinha de arroz e 1 sachê de sazon salada. Coloque em uma panela, uma quantidade de óleo suficiente para cobrir as cascas. Depois, coloque a panela no fogo e acrescente as cascas quando o óleo estiver quente. Frite até as cascas de batata ficarem crocantes.
Afastando traças com casca de limão
As traças são pragas inconvenientes. Assim, para evitá-las e fugir do cheiro incômodo da naftalina, é possível recorrer a um repelente natural. A partir disso, as traças são repelidas pelo aroma cítrico exalado pelas cascas de limão.

Prepare deixando as folhas de limão secarem ao sol. Depois disso, separe as cascas e coloque-as em um saquinho. E, então, é só espalhar pelos armários.

Outra opção é cortar a casca em espiral e pendurar no armário. Além de afastar as traças a casca de limão traz um aroma refrescante ao armário.

Leia também: O que é polenta? Aprenda desde como fazê-la até a sua história de origem e os benefícios de consumo desse prato típico
Repelente com casca de laranja
A casca da laranja é rica em propriedades medicinais e em vitaminas. Além disso, a casca de laranja possui citronela, um repelente natural utilizado em inseticidas industrializados. Então, prepare o repelente natural com cascas de laranja e água.

Há duas formas de fazer esse tipo de preparo. Primeiro, queime as cascas de laranja o suficiente para soltar o aroma. Em seguida, espalhe as cascas pela casa. Na outra forma, coloque as cascas de laranja em uma vasilha com água suficiente para cobri-las. E, então, aqueça por 30 segundos na potência máxima do micro-ondas. Após isso, espalhe pela casa dentro de sacos de tule ou organza.
Casca de ovo como adubo
As plantas precisam de cálcio e a casca de ovo é rica destes minerais. Assim, você pode acrescentar o cálcio às suas plantas utilizando um alimento que já possui em casa. Para isso, limpe as cascas e deixe secar. Depois disso, quebre-as em pedaços menores e leve ao forno por 15 minutos. E, então, triture as cascas e adicione a farinha às plantas.

Segundo o site Terra, em 7 de maio de 2020, aproveitar partes do alimentos que antes eram descartadas tem se tornado um hábito comum, inclusive, já existe um termo para isso: Gastronomia Sustentável. Agora que você aprendeu essas 4 formas de reutilizar as cascas de alimentos, pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo e faça parte desse novo movimento sustentável.

Ademais, leia também: Como fazer brigadeiro sem leite condensado: Veja essa receita barata e fácil de fazer

Gabriela Soares: Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais