Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo
Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo - Foto: IStock

Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo: Veja aqui 4 formas de utilizá-las

Salvador, 17 de junho de 2022, escrito por Gabriela Soares – Hoje, no Agro Notícias você vai descobrir como não descartar as cascas dos alimentos e passar a aproveitá-las melhor. Para isso, você vai aprender 5 formas de como utilizar as cascas que iriam para o lixo, conseguindo, assim, aproveitar o máximo das frutas, vegetais e legumes. Mais do que isso, reduzindo a sua produção de lixo.

No dia a dia, a nossa produção de lixo ao cozinhar é muito alta. De maneira geral, esse lixo consiste basicamente de cascas, sementes e folhas de alimentos. Embora muitas pessoas não saibam, há como aproveitar essa parte dos alimentos. Portanto, hoje você vai aprender 4 formas de utilizar as cascas dos alimentos.

Confira também: Como fazer decoração para São João reciclando? Veja aqui 3 itens que darão um ar caipira à sua casa ou festa

Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo Pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo – Foto: IStock
Chips com casca de batata
Para preparar esse chips saudável você vai precisar de: Cascas de 7 batatas; 1/2 copo de álcool 70%; 1 copo de água; 1 colher de chá de sal. Coloque estes ingredientes em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, retire as cascas e coloque em uma forma com papel toalha, seque bem com a ajuda do papel.

Após secar, empane a casca em: 3 colheres de sopa de farinha de arroz e 1 sachê de sazon salada. Coloque em uma panela, uma quantidade de óleo suficiente para cobrir as cascas. Depois, coloque a panela no fogo e acrescente as cascas quando o óleo estiver quente. Frite até as cascas de batata ficarem crocantes.
Afastando traças com casca de limão
As traças são pragas inconvenientes. Assim, para evitá-las e fugir do cheiro incômodo da naftalina, é possível recorrer a um repelente natural. A partir disso, as traças são repelidas pelo aroma cítrico exalado pelas cascas de limão.

Prepare deixando as folhas de limão secarem ao sol. Depois disso, separe as cascas e coloque-as em um saquinho. E, então, é só espalhar pelos armários.

Outra opção é cortar a casca em espiral e pendurar no armário. Além de afastar as traças a casca de limão traz um aroma refrescante ao armário.

Leia também: O que é polenta? Aprenda desde como fazê-la até a sua história de origem e os benefícios de consumo desse prato típico
Repelente com casca de laranja
A casca da laranja é rica em propriedades medicinais e em vitaminas. Além disso, a casca de laranja possui citronela, um repelente natural utilizado em inseticidas industrializados. Então, prepare o repelente natural com cascas de laranja e água.

Há duas formas de fazer esse tipo de preparo. Primeiro, queime as cascas de laranja o suficiente para soltar o aroma. Em seguida, espalhe as cascas pela casa. Na outra forma, coloque as cascas de laranja em uma vasilha com água suficiente para cobri-las. E, então, aqueça por 30 segundos na potência máxima do micro-ondas. Após isso, espalhe pela casa dentro de sacos de tule ou organza.
Casca de ovo como adubo
As plantas precisam de cálcio e a casca de ovo é rica destes minerais. Assim, você pode acrescentar o cálcio às suas plantas utilizando um alimento que já possui em casa. Para isso, limpe as cascas e deixe secar. Depois disso, quebre-as em pedaços menores e leve ao forno por 15 minutos. E, então, triture as cascas e adicione a farinha às plantas.

Segundo o site Terra, em 7 de maio de 2020, aproveitar partes do alimentos que antes eram descartadas tem se tornado um hábito comum, inclusive, já existe um termo para isso: Gastronomia Sustentável. Agora que você aprendeu essas 4 formas de reutilizar as cascas de alimentos, pare de descartar as cascas dos alimentos agora mesmo e faça parte desse novo movimento sustentável.

Ademais, leia também: Como fazer brigadeiro sem leite condensado: Veja essa receita barata e fácil de fazer

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.