Trepadeira ficus: conheça espécie que pode ser a ideal para você

Trepadeira ficus: conheça espécie que pode ser a ideal para você/ Fonte: Canva Pro

Novo Hamburgo, 02 de junho de 2022, por Jones Backes – Perfeita para revestir muros, paredes e portões, a trepadeira ficus pumila, também conhecida como unha-de-gato, tem origem na Ásia e é muito popular em paisagismo. Com cor de verde intenso e ramos densos, essa planta pode possuir enormes tamanhos, que podem ser regulados de acordo com as podas.

Em primeiro lugar, saiba que a trepadeira ficus pumila é muito indicada para ambientes externos. Ela agrega vida ao ambiente e é uma ótima opção para substituir o aspecto do cimento por um toque natural e rústico. Dessa forma, para saber mais sobre as características e os cuidados que essa planta precisa, siga a sua leitura e confira:

Assim, leia mais: Veja 3 plantas rústicas que irão combinar com a área da churrasqueira
Conheça a principais características da trepadeira ficus
Trepadeira ficus: conheça espécie que pode ser a ideal para você/ Fonte: Canva Pro

Com aparência muito rústica, esta planta cresce bem rente ao seu suporte, tomando todo o espaço. Por isso, conforme coloca Luciane Belin em seu texto do dia 06 de dezembro de 2019 publicado no site Gazeta do Povo, ela é perfeita para ornar muros, paredes, pilares e portões sem acabamento e também necessita de podas periódicas para limitar seu crescimento, que ocorre de forma muito rápida.

Com características como folhas pequenas, em formato de coração e com cor verde intenso, a trepadeira ficus pumila raramente apresenta flores. Ela possui uma grande aderência ao suporte e, por isso, sem podas, pode até mesmo destruir o material, além de se tornar mais rústica, lenhosa e com folhas grandes.

Portanto, confira também: Decore seu quintal com o jasmim brasileiro: conheça essa linda opção que fica um espetáculo em cercas e pergolados
Saiba como plantar e cuidar da espécie
Agora que você já sabe os principais aspectos da trepadeira ficus pumila, venha com o Agro Notícias e descubra os cuidados que essa espécie demanda. Típica de climas tropicais, subtropicais e equatoriais, essa planta é muito resistente ao frio. Seu cultivo deve ocorrer em contato direto com o sol ou à meia-sombra.

Ela se propaga através de estacas, de forma fácil e muito rápido. Para isso, é preciso manter um solo junto ao muro, paredes ou outros suportes, com cerca de 30 centímetros de profundidade e largura. Essa planta aceita qualquer tipo de solo, porém se desenvolve mais saudável em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Para plantar, deve-se deixar um espaço de ao menos 15 centímetros de uma muda para outra. O plantio deve ocorrer em frente ao suporte. Aqui, as regas devem ocorrer uma vez na semana, até o crescimento da trepadeira ficus pumila. Dessa forma, após crescer, as podas devem ser realizadas periodicamente e as regas devem ocorrer somente quando verificar que o solo está seco.

Ademais, leia também: Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la

Jones Backes: Estudante de História. Apaixonado por literatura e pelas coisas da vida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais