Como fazer shimeji? Faça desse jeito na manteiga e veja como fica gostoso!

Como fazer shimeji? Faça desse jeito na manteiga e veja como fica gostoso! "Fonte: Canva"

Itatiba – SP, 11 de julho de 2022, por Keila Mota – Já teve a oportunidade de experimentar shimeji? Que tal aprender uma receita super prática dessa iguaria versátil, que é muito consumida em países orientais, especialmente no Japão?

De antemão, para quem ainda não conhece, o shimeji se trata de um cogumelo pequeno, de sabor suave e aroma forte e impactante. Desse modo, é muito rápido e fácil de ser preparado. Então, fique conosco até o final e aprenda como preparar sem errar em nada.  

Como fazer shimeji? Faça desse jeito na manteiga e veja como fica gostoso! “Fonte: Canva”

Anote os ingredientes para preparar shimeji na manteiga

  • Shimeji – 1 bandeja
  • Saquê culinário mirin – 2 colheres de sopa
  • Cebolinha verde picada – a gosto
  • Molho de soja – 5 colheres de sopa
  • Manteiga – 50 g

Modo rápido de preparo

Primeiramente, uma dica de ouro para não errar no preparo: não lave seu cogumelo, pois como ele é esponjoso, retém muito líquido e com isso, ficaria bastante insonso. Para começar, desmembre cada talo do shimeji, desfiando.

Agora, em uma frigideira, derreta a manteiga. Atenção: não use margarina e sim, apenas manteiga. Dessa forma, pode usar manteiga com sal ou sem sal. Porém, vale lembrar que o molho de soja já contém bastante sal.

Depois que a manteiga derreter, adicione o shimeji e mexa bem. Após, assim que o shimeji reduzir seu volume, acrescente o saquê e misture mais. Em seguida, coloque o molho de soja e mexa. Por fim, para servir, salpique as folhas de cebolinha verde picadinhas.

Como fazer shimeji? Faça desse jeito na manteiga e veja como fica gostoso! “Fonte: Canva”

É saudável comer esse tipo de cogumelo?

Segundo informações escritas pela colaboradora Samantha Cerquetani, ao site Uol em 26/02/2020, o shimeji é rico em vitamina C, proteínas, ferro e selênio. Possui o talo alongado e fino e cabeça pequena de cor cinza. Assim, apesar de ter variações de cores, o shimeji é mais facilmente encontrado nas cores preta e branca. 

Conforme orientações nutricionais escritas nesta matéria, cada 100 g desse tipo de cogumelo possui aproximadamente 26 calorias. Por último, um alerta: tanto o shimeji quanto qualquer outro tipo de cogumelo, não podem ser consumidos por pessoas alérgicas a tal alimento. 

Igualmente, só consuma o shimeji ou outro tipo de cogumelo, se estiverem frescos e dentro do prazo de validade. Logo, o shimeji é uma excelente opção para consumo frito, grelhado, em yakisobas, em massas em geral ou como desejar. Ah! Para mais receitas e várias dicas informativas, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro. Enfim, espero que tenha gostado e até a próxima!

Keila Mota: Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais