Itatiba – SP, 11 de julho de 2022, por Keila Mota – Já teve a oportunidade de experimentar shimeji? Que tal aprender uma receita super prática dessa iguaria versátil, que é muito consumida em países orientais, especialmente no Japão?
De antemão, para quem ainda não conhece, o shimeji se trata de um cogumelo pequeno, de sabor suave e aroma forte e impactante. Desse modo, é muito rápido e fácil de ser preparado. Então, fique conosco até o final e aprenda como preparar sem errar em nada.
Anote os ingredientes para preparar shimeji na manteiga
- Shimeji – 1 bandeja
- Saquê culinário mirin – 2 colheres de sopa
- Cebolinha verde picada – a gosto
- Molho de soja – 5 colheres de sopa
- Manteiga – 50 g
Modo rápido de preparo
Primeiramente, uma dica de ouro para não errar no preparo: não lave seu cogumelo, pois como ele é esponjoso, retém muito líquido e com isso, ficaria bastante insonso. Para começar, desmembre cada talo do shimeji, desfiando.
Agora, em uma frigideira, derreta a manteiga. Atenção: não use margarina e sim, apenas manteiga. Dessa forma, pode usar manteiga com sal ou sem sal. Porém, vale lembrar que o molho de soja já contém bastante sal.
Depois que a manteiga derreter, adicione o shimeji e mexa bem. Após, assim que o shimeji reduzir seu volume, acrescente o saquê e misture mais. Em seguida, coloque o molho de soja e mexa. Por fim, para servir, salpique as folhas de cebolinha verde picadinhas.
É saudável comer esse tipo de cogumelo?
Segundo informações escritas pela colaboradora Samantha Cerquetani, ao site Uol em 26/02/2020, o shimeji é rico em vitamina C, proteínas, ferro e selênio. Possui o talo alongado e fino e cabeça pequena de cor cinza. Assim, apesar de ter variações de cores, o shimeji é mais facilmente encontrado nas cores preta e branca.
Conforme orientações nutricionais escritas nesta matéria, cada 100 g desse tipo de cogumelo possui aproximadamente 26 calorias. Por último, um alerta: tanto o shimeji quanto qualquer outro tipo de cogumelo, não podem ser consumidos por pessoas alérgicas a tal alimento.
Igualmente, só consuma o shimeji ou outro tipo de cogumelo, se estiverem frescos e dentro do prazo de validade. Logo, o shimeji é uma excelente opção para consumo frito, grelhado, em yakisobas, em massas em geral ou como desejar. Ah! Para mais receitas e várias dicas informativas, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro. Enfim, espero que tenha gostado e até a próxima!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.