4 benefícios da couve-flor que você precisa conhecer: inclua este vegetal à sua rotina e veja a sua saúde melhorar rapidamente

benefícios da couve-flor- Foto Canva Pro

Montes Claros, 29 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Você sabia que a couve está entre os 20 melhores alimentos que contêm mais vitaminas e minerais que calorias? Sim, o vegetal é um grande aliado da saúde e ajuda na prevenção de diversas doenças. Aliás, os benefícios da couve-flor são tão vastos que em apenas um artigo seria impossível descrevê-los. Veja!

A couve deveria fazer parte da nossa dieta diária sem problemas. Ela é rica em vitamina C, B5, B6 e outros nutrientes essenciais. Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também são alguns dos benefícios da couve-flor. No entanto, para obter todos estes benefícios, é preciso que o vegetal esteja em plenas condições de consumo, portanto, veja abaixo como identificar o ponto ideal.
Os benefícios da couve-flor
A princípio, não basta escolher qualquer couve simplesmente porque acabou de ser exposta em uma banca, ou seja, o ideal é que o vegetal esteja firme e com folhas totalmente presas ao caule. Nesse sentido, evite as que estão com um aspecto amarronzado ou amarelado. Assim, será possível extrair todas as propriedades benéficas do alimento.

benefícios da couve-flor- Foto Canva Pro
1. Previne alguns tipos de cânceres
De acordo com o site Ecycle, por conter agentes com ação antioxidante, a couve-flor impede que os radicais livres causem danos às células do corpo. Desse modo, além de prevenir alguns tipos de cânceres como o de próstata, mama e cervical, também inibe a proliferação de células tumorais.
2. Ajuda emagrecer
Segundo matéria publicada por Samantha Cerquetani, em 28 de novembro de 2020, no site Uol, o consumo da couve ajuda no processo de perda e controle de peso. Em resumo, a autora atribui este efeito às baixas calorias do alimento e a alta quantidade de fibras. No entanto, o Agro Notícias ressalta que nenhum alimento por si só tem a capacidade de fazer emagrecer milagrosamente.

Saiba mais: Sua saúde agradece: aprenda como tirar agrotóxico do feijão em poucos passos
3. Combate inflamações
Um fato curioso é que a couve contém nutrientes que atuam na defesa do corpo, “célula por célula”. Por isso, tratam o problema antes mesmo de surgirem sintomas como a inflamação. Vale lembrar que este mesmo efeito previne doenças como o diabetes e obesidade, ambas relacionadas à inflamação.

Veja também: Os benefícios do chá de erva-doce: eficaz contra olheiras, má digestão e dores musculares; aprenda como preparar a infusão em poucos minutos
4. Couve-flor melhora as funções cognitivas
Aumentar a performance do cérebro, este é um dos grandes benefícios da couve-flor. Em suma, isso se deve à presença da colina em suas folhas. Este nutriente é uma vitamina que melhora a aprendizagem, a memória e influencia positivamente na qualidade do sono. Portanto, o consumo do vegetal beneficia a atividade cerebral de modo geral.

Você também pode gostar: Alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo: 3 opções saborosas para enriquecer a sua dieta e aumentar a imunidade

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais