Os benefícios que a castanha-de-caju pode oferecer; veja

Close up of Whole Cashews.

Salvador, 9 de junho de 2022 – As oleaginosas são ótimas alternativas para se incluir na alimentação, visto que, mesmo em pequenas quantidades, garantem uma melhora significativa da saúde do corpo. Esse é o caso da castanha-de-caju, um super alimento que pode trazer variados benefícios para você.

Essa oleaginosa possui uma composição nutricional muito rica e propriedades fundamentais para o combate e prevenção de certas condições de saúde. Assim, a castanha-de-caju é uma das que mais se destaca e pode fazer toda diferença se consumida da maneira correta. Confira agora, no Agro Notícias, os benefícios desse alimento e saiba como incluí-lo na sua dieta.

Leia mais: Pistache é fonte de energia: tenha mais disposição no dia a dia com essa opção tão eficiente quanto as castanhas

Castanha de caju (Fonte: iStock)
Benefícios da castanha de caju
Essa oleaginosa é fonte de gorduras boas para o organismo, além de vitaminas C, E, K e do complexo B. Ademais, é rica em muitos minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio e possui propriedades antioxidantes, graças ao alto teor de ômega 9 em sua composição.

Outrossim, segundo Samantha Cerquetani em matéria para o site UOL, em 07 de abril de 2021, também possui uma pequena quantidade de fibras e é uma fonte importante de proteínas e aminoácidos essenciais. Ou seja, a castanha-de-caju é uma opção perfeita para quem precisa de um suplemento proteico, principalmente em casos em que não há o consumo de carne.

Ela também é energética, melhora a concentração e o raciocínio e, dessa forma, é o típico alimento que traz diversas vantagens em sua ingestão. Além de todos os nutrientes, a castanha-de-caju atua em diversos pontos do organismo, prevenindo e auxiliando no tratamento de muitas doenças.
Possui ação antioxidante
Os antioxidantes presentes nessa castanha são aliados importantes contra a atividade dos radicais livres. Dessa forma, o consumo da castanha-de-caju é ideal para retardar os danos oxidativos que esses compostos causam nas células que, a longo prazo, aumentam as chances de aparecimento de doenças crônicas.

Você também pode gostar: Pele seca? Talvez seja falta desses alimentos, confira
Faz bem ao coração
De acordo com a equipe do site Ecycle, a castanha-de-caju é rica em gorduras insaturadas, também chamadas de gorduras boas. Desse modo, elas aumentam o HDL e reduzem o LDL, ou o colesterol ruim. Além disso, essas substâncias são responsáveis por diminuir os níveis de triglicerídeos, que costumam gerar aquela gordurinha localizada.

A ação sobre o colesterol é um fator significativo contra o aparecimento de problemas cardiovasculares, como derrames e AVC’s. Além disso, essa oleaginosa é capaz de reduzir a pressão arterial, por ser uma fonte de potássio, eletrolítico importante no controle de sais e do equilíbrio hídrico do corpo. Assim, melhora a circulação e elimina outro fator de risco para problemas do coração.
É ótima para a saúde dos ossos
A associação de cálcio e magnésio é perfeita para prevenir problemas como a osteoporose. Afinal, esses minerais são essenciais para a boa manutenção dos ossos e dentes, então consumir castanha-de-caju é uma ótima opção caso você esteja em déficit desses nutrientes.
Reforça a imunidade
A castanha também possui propriedades anti-inflamatórias. Isso, associado a presença de vitaminas e a sua ação antioxidante, permite uma maior atividade do sistema imunológico, prevenindo o ataque de patógenos e potenciais infecções.
Fibras
O alto teor de fibras presentes na castanha-de-caju é ótimo para o bom funcionamento do intestino. Ademais, as fibras também dão a sensação de saciedade, o que é uma propriedade interessante para quem quer emagrecer. Essa oleaginosa é pouco calórica, porém, a quantidade de gorduras pode se tornar uma vilã da perda de peso caso o consumo seja em excesso.
Quantas castanhas posso comer por dia?
O ideal é investir em 5 unidades de castanha-de-caju diariamente. Essa pode ser uma tarefa difícil, pois, a tendência é consumir um alimento tão pequeno em grandes volumes. Porém, como dito, as gorduras presentes em sua composição devem ser ingeridas com moderação. É interessante variar as oleaginosas para melhor proveito e combina-las com outros alimentos: iogurtes, frutas, saladas e massas.

Continue lendo: A amêndoa é rica em proteínas; saiba mais sobre esse e outros benefícios dessa castanha

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais