Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pele seca (Fonte: Pexels)
Pele seca (Fonte: Pexels)

Pele seca? Talvez seja falta desses alimentos, confira

Salvador, 28 de maio de 2022, por Janaina Brito – Uma pele bonita e hidratada é o sonho de muita gente. Porém, mais que um resultado obtido com uma rotina de skin care, ela também é fruto de uma alimentação equilibrada e com os produtos certos. Assim, se você sofre com pele seca, pode estar deixando de investir em alguns alimentos poderosos.

O ressecamento da pele pode ter origem em diversos fatores, inclusive em doenças crônicas ou questões genéticas. Contudo, uma dieta com os alimentos certos pode potencializar qualquer tratamento contra esse processo. Logo, confira aqui, no Agro Notícias, o que consumir para dar adeus à pele seca.

Leia, também: Limpeza de pele; veja como fazer corretamente e o que usar

Pele seca (Fonte: Pexels) Pele seca (Fonte: Pexels)
Falta de viço na pele?
A pele seca é um produto da falta de reposição de água no organismo. Os tecidos cutâneos perdem mais hidratação do que é possível devolver e os efeitos abrangem descamação, vermelhidão, sensação de repuxo da pele, coceira e até mesmo envelhecimento precoce.

Além disso, outros fatores como o uso de produtos incorretos, exposição solar sem proteção e mal funcionamento das glândulas sebáceas também contribuem para a pele seca. Desse modo, quem sofre com ressecamento, comumente, vai possuir mais linhas de expressão, falta de brilho e elasticidade da cútis.
Alimentos para dar um fim a pele seca
Entretanto, se esse é o seu caso, nem tudo está perdido. É claro que um acompanhamento com o dermatologista é essencial para acabar com esse problema. Mas, segundo Raquel Drehmer em matéria para o site UOL, em 08 de fevereiro de 2019, o tratamento associado ao consumo dos alimentos a seguir pode fornecer resultados incríveis para a sua pele.
Vegetais amarelo-alaranjados
Já ouviu falar no truque com suco de cenoura na hora de conseguir aquele bronzeado? Cenoura, mamão, abóbora e manga são ótimas fontes de betacaroteno, um antioxidante poderoso que possui ação fotoprotetora contra os raios UV.

Assim, como a exposição excessiva ao sol é uma das principais causas do ressecamento, invista nesses alimentos. Ademais, eles também são ricos nas vitaminas A e C, substâncias também antioxidantes que ajudam na regeneração celular.
Vegetais verde escuros
Alguns exemplos desses alimentos são couve, espinafre e brócolis. Assim, os vegetais verde escuros são super alimentos se você quer dar adeus à pele seca. Isso porque, eles são fonte de ferro, ácidos graxos ômega 3 e vitaminas A, B e E, um combo que melhora as defesas da cútis. Outrossim, estimulam a produção de gordura saudável que auxilia na retenção da água nos tecidos.

Veja, a seguir: Pode usar bicarbonato com óleo de coco na pele? Vejas os benefícios dessa combinação e como fazer
Uva
Uva, assim como seus derivados, também possui substâncias antioxidantes, os flavonoides, que são ideais no combate aos radicais livres, aqueles que causam danos celulares e contribuem para o envelhecimento. Além disso, eles são uma ótima “casadinha” com o filtro solar, já que também atuam na proteção dos tecidos da pele contra o sol.
Frutas cítricas
Laranja, limão ou ambos, a escolha é sua. Esses alimentos são riquíssimos em vitamina C, um ótimo oxidante para a pele e que também está envolvido na produção de colágeno. Como essa proteína é o que confere firmeza e elasticidade, ela é ideal para peles secas.
Ovo cozido
Esse alimento contribui para a hidratação da pele através da lecitina. Essa substância é um emulsificante natural, ou seja, promove a interação entre a água e os óleos que nossa pele produz, ajudando a absorver essa nutrição. Ademais, invista na clara, ela é a estrela nesse caso.
Oleaginosas
As castanhas e nozes possuem gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Em conjunto, eles promovem a boa hidratação da pele e protegem contra os radicais livres, assim como contra os danos externos.
Outras opções
Ainda existem alimentos importantes no combate à pele seca como o abacate, peixes ricos em ômega 3 (atum, sardinha, salmão) e até mesmo chás com ação antioxidante, como o chá verde. Portanto, eles garantem viço, maciez, elasticidade e são ótima alternativa contra o envelhecimento da pele.

Todavia, assim como existem alimentos que podem amenizar os efeitos da pele seca, outros conseguem piorar o problema. É o caso das bebidas alcóolicas e das carnes ricas em gorduras. O impacto na hidratação da pele é imediato, então, reduza o consumo desses produtos.

Você também pode gostar: Truque caseiro com água de arroz para hidratar o cabelo; veja como fazer e aplicar corretamente