Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Close up of Whole Cashews.

Os benefícios que a castanha-de-caju pode oferecer; veja

Salvador, 9 de junho de 2022 – As oleaginosas são ótimas alternativas para se incluir na alimentação, visto que, mesmo em pequenas quantidades, garantem uma melhora significativa da saúde do corpo. Esse é o caso da castanha-de-caju, um super alimento que pode trazer variados benefícios para você.

Essa oleaginosa possui uma composição nutricional muito rica e propriedades fundamentais para o combate e prevenção de certas condições de saúde. Assim, a castanha-de-caju é uma das que mais se destaca e pode fazer toda diferença se consumida da maneira correta. Confira agora, no Agro Notícias, os benefícios desse alimento e saiba como incluí-lo na sua dieta.

Leia mais: Pistache é fonte de energia: tenha mais disposição no dia a dia com essa opção tão eficiente quanto as castanhas

Castanha de caju (Fonte: iStock) Castanha de caju (Fonte: iStock)
Benefícios da castanha de caju
Essa oleaginosa é fonte de gorduras boas para o organismo, além de vitaminas C, E, K e do complexo B. Ademais, é rica em muitos minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio e possui propriedades antioxidantes, graças ao alto teor de ômega 9 em sua composição.

Outrossim, segundo Samantha Cerquetani em matéria para o site UOL, em 07 de abril de 2021, também possui uma pequena quantidade de fibras e é uma fonte importante de proteínas e aminoácidos essenciais. Ou seja, a castanha-de-caju é uma opção perfeita para quem precisa de um suplemento proteico, principalmente em casos em que não há o consumo de carne.

Ela também é energética, melhora a concentração e o raciocínio e, dessa forma, é o típico alimento que traz diversas vantagens em sua ingestão. Além de todos os nutrientes, a castanha-de-caju atua em diversos pontos do organismo, prevenindo e auxiliando no tratamento de muitas doenças.
Possui ação antioxidante
Os antioxidantes presentes nessa castanha são aliados importantes contra a atividade dos radicais livres. Dessa forma, o consumo da castanha-de-caju é ideal para retardar os danos oxidativos que esses compostos causam nas células que, a longo prazo, aumentam as chances de aparecimento de doenças crônicas.

Você também pode gostar: Pele seca? Talvez seja falta desses alimentos, confira
Faz bem ao coração
De acordo com a equipe do site Ecycle, a castanha-de-caju é rica em gorduras insaturadas, também chamadas de gorduras boas. Desse modo, elas aumentam o HDL e reduzem o LDL, ou o colesterol ruim. Além disso, essas substâncias são responsáveis por diminuir os níveis de triglicerídeos, que costumam gerar aquela gordurinha localizada.

A ação sobre o colesterol é um fator significativo contra o aparecimento de problemas cardiovasculares, como derrames e AVC’s. Além disso, essa oleaginosa é capaz de reduzir a pressão arterial, por ser uma fonte de potássio, eletrolítico importante no controle de sais e do equilíbrio hídrico do corpo. Assim, melhora a circulação e elimina outro fator de risco para problemas do coração.
É ótima para a saúde dos ossos
A associação de cálcio e magnésio é perfeita para prevenir problemas como a osteoporose. Afinal, esses minerais são essenciais para a boa manutenção dos ossos e dentes, então consumir castanha-de-caju é uma ótima opção caso você esteja em déficit desses nutrientes.
Reforça a imunidade
A castanha também possui propriedades anti-inflamatórias. Isso, associado a presença de vitaminas e a sua ação antioxidante, permite uma maior atividade do sistema imunológico, prevenindo o ataque de patógenos e potenciais infecções.
Fibras
O alto teor de fibras presentes na castanha-de-caju é ótimo para o bom funcionamento do intestino. Ademais, as fibras também dão a sensação de saciedade, o que é uma propriedade interessante para quem quer emagrecer. Essa oleaginosa é pouco calórica, porém, a quantidade de gorduras pode se tornar uma vilã da perda de peso caso o consumo seja em excesso.
Quantas castanhas posso comer por dia?
O ideal é investir em 5 unidades de castanha-de-caju diariamente. Essa pode ser uma tarefa difícil, pois, a tendência é consumir um alimento tão pequeno em grandes volumes. Porém, como dito, as gorduras presentes em sua composição devem ser ingeridas com moderação. É interessante variar as oleaginosas para melhor proveito e combina-las com outros alimentos: iogurtes, frutas, saladas e massas.

Continue lendo: A amêndoa é rica em proteínas; saiba mais sobre esse e outros benefícios dessa castanha