Cebola no quarto para tosse? Será que isso funciona mesmo? Confira todo o que precisa saber

cebola no quarto para tosse (Reprodução Canva Pro)

Foz do Iguaçu, 17 de maio de 2022, por Igor Queiroz – Imagine a seguinte cena: uma criança tossindo sem parar e uma mãe, devidamente preocupada, segurando uma cebola na mão. Não fez sentido, não é mesmo? Todavia, por mais estranho que aparente ser, muito se fala acerca das propriedades da cebola. Dentre elas, supõe-se que a cebola no quarto para tosse funcione. Será verdade? Seria mesmo seguro?

Dessa forma, o assunto de hoje, no Agro Notícias, promete esclarecer essa hipótese. Seria, assim, possível e viável utilizar cebolas para eliminar tosses persistentes? Afinal de contas, colocar cebola no quarto para tosse vale a pena? Assim sendo, continue a leitura para entendermos melhor cada detalhe dessa afirmação. Vamos nessa?

Confira: Limão zamboa, cheio de propriedades e benefícios. Conheça mais sobre essa deliciosa fruta cítrica
Um pouco mais sobre a tosse
A tosse, em suma, é um reflexo nervoso originado por uma série de processos neuronais complexos e bem delimitados. O objetivo é fácil de entender. Com o auxílio do muco, o famoso “catarro”, microrganismos ou partículas alergênicas são captadas. Assim, o reflexo da tosse “empurra” tudo para que seja eliminado através da boca, ou levado até o esôfago para ser, posteriormente, digerido no estômago. Dessa forma, entende-se que a tosse é benéfica e tem o fim de nos proteger.

Cebola no quarto para tosse (Reprodução Canva Pro)

Contudo, mesmo sendo algo puramente fisiológico, em certos contextos, a tosse expressa algum problema a ser resolvido. Exemplificando, nos pacientes asmáticos, a tosse persistente indica irritação e estreitamento dos brônquios – canais que levam ar aos pulmões. Na crise asmática, o paciente tem dificuldade para respirar por encurtamento dos canais de passagem do ar. Assim, comumente, costuma-se utilizar a famosa “bombinha” que, em suma, provocará a desobstrução destes canais e permitirá a chegada de oxigênio aos pulmões.

Ademais, veja também: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural
Cebola no quarto para tosse funciona?
Certamente, a cebola é cheia de propriedades. Vitaminas, minerais e antioxidantes não faltam. Além do mais, sua função antimicrobiana chama a atenção. Porém, quando o assunto é tosse, a cebola pode não ser a melhor opção. Felipe Monti Lora, médico pediatra, em publicação no dia 22 de agosto de 2019 para o site UOL, desorienta tal medida.

É comum aos médicos, principalmente pediatras e emergencistas, receberem em serviços de urgência e emergência, crianças asmáticas graves por conta da demora em resolver o problema da maneira correta. Muitos pais, infelizmente orientados erroneamente, acabam por trocar a assistência médica por medidas alternativas e inseguras. Esse, direta e objetivamente, é o caso da questão de colocar cebola no quarto para tosse.

Portanto, confira: Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira
Na dúvida, procure um médico
Quando o assunto é saúde, não existem espaços para suposições. Portanto, não utilize cebolas – ou quaisquer outras “técnicas milagrosas”. Existem bons xaropes naturais, como no caso do xarope de limão, mel e alho. Outra opção, ainda, reside nos xaropes comercializados nas farmácias.

No entanto, sempre tenha por referência a figura do médico. A tosse está incomodando? Procure, de forma imediata, um médico. Por fim, o único efeito gerado em se colocar uma cebola no quarto para tosse será o desconfortável odor no seu cômodo.

Veja: Saiba mais sobre a flor ruélia: deixe seu quintal ainda mais bonito com essa bela flor

Igor Queiroz Franco: Sou Igor Queiroz, redator e acadêmico de medicina pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) em Foz do Iguaçu-PR.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais