Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira

Foz do Iguaçu, 12 de maio de 2022, por Igor Queiroz – Como plantar pitaya em casa? Exótica, saborosa e nutritiva. Dentre outras qualidades, a pitaya é cada vez mais comum dentre os brasileiros. Rica, por exemplo, em vitamina A, zinco, ferro e antioxidantes, a fruta, além de saborosa, promove saúde em doses elevadas.

Assim sendo, a cada dia a demanda para plantio caseiro cresce em território nacional. Por que não ter em casa uma pitaieira, não é mesmo? Portanto, o assunto de hoje, no Agro Notícias, sumariamente, promete dar algumas dicas essenciais de como plantar pitaya em casa. Isso mesmo! Para aprender, basta seguir a leitura. Vamos nessa?

Confira, também: Aprenda A Como Plantar Um Pé De Pepino Em Casa De Maneira Fácil E Objetiva
Como plantar pitaya em casa?
Para o plantio caseiro, alguns passos são indispensáveis. Primordialmente, vale ressaltar que a pitaieira – árvore que gera pitayas – é, basicamente, um cacto. Assim, carece de climas razoavelmente quentes. Idealmente, temperaturas entre 18°C e 26°C são preferíveis.

pitaya (Reprodução Canva Pro) pitaya (Reprodução Canva Pro)

Ainda, outra informação prévia necessária diz respeito ao local. Exemplificando, existem pessoas que dispõe de bastante espaço e casa e fazem o plantio no quintal. Outras, com menor disponibilidade geográfica, plantam em vasos. Qual o seu caso?

Veja também: O que é bom para tosse seca? Confira excelentes dicas de quais chás e recursos naturais usar para aliviar a tosse
Escolhendo o recipiente ou local para o plantio
Dessa forma, caso você disponha de espaço e decida plantar no quintal, não há segredo. Assim sendo, escolha um local exposto ao sol e com o mínimo de espaço para a planta se desenvolver bem. No caso do plantio restrito a um recipiente, temos opções interessantes e criativas.

Além do clássico vaso, facilmente encontrado em qualquer comércio agro, você pode também utilizar baldes ou bacias plásticas. É ideal, sobretudo, garantir algo resistente, seja no vaso ou qualquer outro recipiente.
Materiais necessários para o plantio caseiro de pitaya
Seguindo, assim como referido acima, além do recipiente, alguns outros recursos são necessários ao plantio. Mary Porfiro, em 08 de julho 2021, para portal do site G1, indica alguns itens. Em geral, são todos facilmente encontrados. Basicamente, são necessários: esterco, estaca, terra de qualidade, mudas de pitaya, fita ou corda para amarração e cobertura vegetal.

Quanto ao esterco, pode ser de gado, carneiro e galinha. Não utilize, sobretudo, esterco de cães, gatos e animais domésticos em geral. Estes, por sua vez, podem transmitir toxoplasmose pelas fezes.

O segundo recurso é a estaca. Nada mais é do que um pedaço de madeira. Contudo, não é qualquer coisa aleatória. Essa estaca deve, especificamente, ter mais ou menos um metro e meio de largura e deve durar alguns anos. Basicamente, você plantará as mudas ao redor desta estaca. Elas crescerão e se apoiarão sobre a madeira.

Ademais, veja também: É Correto Lavar O Arroz Antes De Cozinhar? Descubra
Solo de qualidade e mudas de pitaya
Basicamente, o solo deve conter nutrientes e ser bem drenado. No caso do plantio em vasos, garanta que existam furos no fundo para escorrimento da água. Quanto às mudas, procure, preferencialmente, na sua cidade – ou também pela internet -, boas mudas. Nesse caso, o fator genético contribui bastante para o sucesso do plantio.

Ainda, uma fita resistente, corda ou qualquer outro recurso deve ser usado para fixar as mudas desenvolvidas à estaca. Por fim, grama, palha, folhas de bananeira, folhas caídas ao chão, dentre vários outros recursos, podem, de fato, serem utilizados como cobertura vegetal. Assim, após inserir as mudas ao solo, cubra-as com estes recursos para manter a umidade do solo.
Como plantar pitaya a partir das mudas
Para tal, passos simples são necessários. A parte mais lisa deve ficar mais próxima da estaca. Não há necessidade de enterrar toda a muda, apenas insira no solo a ponta. Em geral, 30 cm abaixo do são já são suficientes.

Vale ressaltar, ainda, a questão da água. Afinal, é preciso que se regue conforme a necessidade do solo, mantendo-o sempre úmido. Geralmente, a colheita se dá em 6 meses, variando conforme clima, região e acesso à luminosidade. Dessa forma, após cada dica aqui exposta, como plantar pitaya em casa não é mais um ponto de interrogação na sua mente. Agora, é só colocar tudo em prática.

Confira, também: Como Lavar Bota De Camurça: Aprenda A Higienizar Sem Estragar A Peça