Chá de pariri: entenda porque o consumo dessa bebida tem aumentado e aprenda como prepará-la

chá de pariri-Foto: Canva Pro

Montes Claros, 03 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O chá de pariri é uma bebida natural que possui diversos benefícios, sendo um dos principais o efeito diurético. No entanto, a bebida ainda tem ação anti-inflamatória e antioxidante e, portanto, tem muito mais a oferecer. Sendo assim, conheça as vantagens do consumo e aprenda como preparar a bebida.

De fato, a capacidade de estimular a produção de urina é o benefício mais conhecido do chá de pariri. Contudo, os agentes com ação anti-inflamatória, presentes no crajiru, ou cipó cruz, também são eficazes no combate a inflamações no útero, conjuntivite e até mesmo cólicas menstruais. Já a característica expectorante, auxilia no combate aos sintomas da gripe e resfriados. Veja mais!

Veja também: Sua saúde agradece: aprenda como tirar agrotóxico do feijão em poucos passos
Conheça os benefícios do chá de pariri
Também conhecido como piranga, puca-panga, carajurú e cipó-pau, o pariri é um tipo de planta trepadeira nativa aqui do Brasil. é no seu caule e folhas que se concentram todas as propriedades medicinais, capazes de aumentar a imunidade, e agir na prevenção de diversas doenças.

chá de pariri-Foto: Canva Pro
Previne diversas doenças
O chá de pariri pode ser indicado para o tratamento de diversas doenças, como: hipertensão, pressão alta, gota, reumatismo, artrite, diabetes, desequilíbrio hormonal, enjoo matinal, azia e úlcera. Além disso, ele possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, e promove a eliminação de toxinas do organismo.

Saiba mais: Sua saúde agradece: aprenda como tirar agrotóxico do feijão em poucos passos
Auxilia na cicatrização e trata corrimento vaginal?
De acordo com um post veiculado na página Me Deixe Viver, no site Facebook, o pariri é imbatível quando o assunto é a cicatrização de feridas. Aliás, o autor da matéria afirma que as folhas da planta podem ser batidas no liquidificador e, em seguida, aplicadas sobre as feridas ou machucados. No caso do corrimento vaginal, o redator afirma: “o ideal é fazer um banho de assento com o chá do pariri”.
Como fazer o chá
Para fazer a bebida, basta adicionar 2 colheres de sopa de folhas picadas em um litro de água. Em seguida, deixe o líquido ferver por 10 minutos e coe. Por fim, beba, ou aplique o chá de pariri em um intervalo de 24 horas. Embora ainda não haja estudos que apontem os efeitos colaterais do chá de cipo-pau, o Agro Notícias, não recomenda substituir a orientação médica por tratamentos caseiros.

Você também pode gostar: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais