Confira esse guia completo para plantar pimenta-caiena em vaso; ficou muito mais fácil para você

Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro)

Salvador, 22 de junho por Raíly Fortunato – A Capsicum annuum, também conhecida popularmente por pimenta-caiena, é um condimento com origem na Guiana francesa e seu nome faz referência à cidade Caiena, local de onde se origina. A pimenta é alongada, pode ter tons que variam entre o laranja e o vermelho, é geralmente seca e moída para ser utilizada como condimento picante na culinária. Dessa maneira, a caiena é utilizada para a fabricação de molhos, geleias, tempero de carnes, sopas e muito mais.

Além disso, para além da culinária, a pimenta-caiena possui substâncias que as conferem um caráter medicinal, proporcionando saúde para o organismo. Portanto, você pode ter essa variedade de pimenta diretamente na sua horta, aproveitando todos os benefícios e utilidades que o condimento possui. Desse modo, continue conosco e confira um guia prático de como realizar o plantio no vaso, de forma simples e eficiente.

Acesse agora: Aprenda a plantar pimenta-jalapeno em vaso; conheça mais sobre ela que é o ingrediente principal do molho tabasco
Plantio por sementes ou mudas
Para cultivar a pimenta-caiena você deve primeiramente escolher o melhor método para realizar o plantio, seja por semeaduras ou por mudas. Para o cultivo por sementes, é preciso ter um local quente, com calor de 25 °C a 30 °C. Assim, caso more em regiões mais frias, opte por plantar as sementes em pacotes de crescimento.

Logo, escolha um vaso grande e com furos na base para haver a drenagem da água, semeando de 2 até 4 sementes em cada cova, com profundidade de 0,5 cm abaixo da terra e 30 cm de distância. Após esse processo, cubra com uma camada de substrato e irrigue com um borrifador todos os dias, para que a terra fique úmida, mas, sem encharques. Ademais, para que a semente possa se desenvolver, o vaso deve estar em contato com sol direto todos os dias. A germinação acontece entre 7 a 14 dias após o plantio das sementes, e o tempo de colheita é de aproximadamente 90 dias.

De acordo com Simone Sayegh, em colaboração com o site Uol, em 30 de abril de 2014, você pode adquirir as mudas da pimenta em viveiros ou em floriculturas. Dessa maneira, após ter as mudas, é preciso transferi-las para um vaso maior com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Assim, adicione substrato fértil, drenado e rico em matéria orgânica e, após o transplante, realize a irrigação do solo.
Preparo do solo
O solo adequado para o plantio da pimenta caiena deve ser fértil, com boa drenagem, ou seja, bom escoamento da água, profundo e com o pH levemente ácido, entre 5,5 a 7,0. E, para que a pimenta-caiena se desenvolva rapidamente, é necessário realizar a adubação correta. Dessa maneira, aposte em húmus de minhoca ou esterco animal e incorpore-os ao solo semanas antes do plantio.

Confira também: Pimenta faz bem? Veja o que acontece se você consumir diariamente

Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro)
Iluminação e rega
Como já mencionado, a espécie se favorece em climas mais quentes, preferencialmente acima dos 20 °C. Ademais, para haver um bom crescimento e desenvolvimento das pimentas, o vaso deve estar exposto à luz direta por pelo menos 8 horas por dia. Dessa forma, caso more em apartamento, opte por deixar o seu vaso próximo às janelas ou na sacada.

Por outro lado, a irrigação deve ser feita com frequência e o solo deve estar úmido, mas não encharcado, portanto, observe o aspecto do solo e evite deixá-lo totalmente seco. Além disso, a rega deve ser feia, preferencialmente, no início ou no final da tarde.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado na forma correta de realizar o plantio da pimenta-caiena com o nosso guia completo. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo para os amantes de pimenta e os deixe por dentro de tudo que é preciso para cultivar esse condimento incrível.

Veja e se surpreenda: Você sabia que a pimenta caiena é ótima para o coração? Conheça esse e outros benefícios da especiaria

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais