Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro)
Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro)

Confira esse guia completo para plantar pimenta-caiena em vaso; ficou muito mais fácil para você

Salvador, 22 de junho por Raíly Fortunato – A Capsicum annuum, também conhecida popularmente por pimenta-caiena, é um condimento com origem na Guiana francesa e seu nome faz referência à cidade Caiena, local de onde se origina. A pimenta é alongada, pode ter tons que variam entre o laranja e o vermelho, é geralmente seca e moída para ser utilizada como condimento picante na culinária. Dessa maneira, a caiena é utilizada para a fabricação de molhos, geleias, tempero de carnes, sopas e muito mais.

Além disso, para além da culinária, a pimenta-caiena possui substâncias que as conferem um caráter medicinal, proporcionando saúde para o organismo. Portanto, você pode ter essa variedade de pimenta diretamente na sua horta, aproveitando todos os benefícios e utilidades que o condimento possui. Desse modo, continue conosco e confira um guia prático de como realizar o plantio no vaso, de forma simples e eficiente.

Acesse agora: Aprenda a plantar pimenta-jalapeno em vaso; conheça mais sobre ela que é o ingrediente principal do molho tabasco
Plantio por sementes ou mudas
Para cultivar a pimenta-caiena você deve primeiramente escolher o melhor método para realizar o plantio, seja por semeaduras ou por mudas. Para o cultivo por sementes, é preciso ter um local quente, com calor de 25 °C a 30 °C. Assim, caso more em regiões mais frias, opte por plantar as sementes em pacotes de crescimento.

Logo, escolha um vaso grande e com furos na base para haver a drenagem da água, semeando de 2 até 4 sementes em cada cova, com profundidade de 0,5 cm abaixo da terra e 30 cm de distância. Após esse processo, cubra com uma camada de substrato e irrigue com um borrifador todos os dias, para que a terra fique úmida, mas, sem encharques. Ademais, para que a semente possa se desenvolver, o vaso deve estar em contato com sol direto todos os dias. A germinação acontece entre 7 a 14 dias após o plantio das sementes, e o tempo de colheita é de aproximadamente 90 dias.

De acordo com Simone Sayegh, em colaboração com o site Uol, em 30 de abril de 2014, você pode adquirir as mudas da pimenta em viveiros ou em floriculturas. Dessa maneira, após ter as mudas, é preciso transferi-las para um vaso maior com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Assim, adicione substrato fértil, drenado e rico em matéria orgânica e, após o transplante, realize a irrigação do solo.
Preparo do solo
O solo adequado para o plantio da pimenta caiena deve ser fértil, com boa drenagem, ou seja, bom escoamento da água, profundo e com o pH levemente ácido, entre 5,5 a 7,0. E, para que a pimenta-caiena se desenvolva rapidamente, é necessário realizar a adubação correta. Dessa maneira, aposte em húmus de minhoca ou esterco animal e incorpore-os ao solo semanas antes do plantio.

Confira também: Pimenta faz bem? Veja o que acontece se você consumir diariamente

Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro) Pimenta-caiena (reprodução Canva Pro)
Iluminação e rega
Como já mencionado, a espécie se favorece em climas mais quentes, preferencialmente acima dos 20 °C. Ademais, para haver um bom crescimento e desenvolvimento das pimentas, o vaso deve estar exposto à luz direta por pelo menos 8 horas por dia. Dessa forma, caso more em apartamento, opte por deixar o seu vaso próximo às janelas ou na sacada.

Por outro lado, a irrigação deve ser feita com frequência e o solo deve estar úmido, mas não encharcado, portanto, observe o aspecto do solo e evite deixá-lo totalmente seco. Além disso, a rega deve ser feia, preferencialmente, no início ou no final da tarde.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado na forma correta de realizar o plantio da pimenta-caiena com o nosso guia completo. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo para os amantes de pimenta e os deixe por dentro de tudo que é preciso para cultivar esse condimento incrível.

Veja e se surpreenda: Você sabia que a pimenta caiena é ótima para o coração? Conheça esse e outros benefícios da especiaria

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.