Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pimenta jalapeño (Reprodução: pexels)
Pimenta jalapeño (Reprodução: pexels)

Aprenda a plantar pimenta-jalapeno em vaso; conheça mais sobre ela que é o ingrediente principal do molho tabasco

Salvador, 15 de maio de 2022, por Pedro Lucas – Quem não ama uma pimentinha na comida? É um dos condimentos mais usados no mundo. Seja em pratos típicos e regionais ou, até mesmo, para incrementar o sabor da comida no dia a dia. A pimenta jalapeño, aqui no Brasil, é uma das mais fortes desse condimento tão famoso e querido. Assim, existem várias possibilidades de receitas, que vão desde pratos doces e salgados até bebidas excêntricas.

Ela teve suas sementes espalhadas pelo mundo por meio das rotas de navegação, sendo atualmente a mais popular da América do Norte. A pimenta jalapeño além de deliciosa é bem versátil, podendo ser consumida ainda verde ou madura. Ficou interessado? Confira com a ajuda do Agro Notícias os benefícios da pimenta jalapeño e veja como plantar ela ai na sua casa.

Veja, também: Você sabia que a pimenta caiena é ótima para o coração? Conheça esse e outros benefícios da especiaria

Pimenta jalapeño (Reprodução: pexels) Pimenta jalapeño (Reprodução: pexels)
Benefícios da pimenta para a saúde
Primeiramente, como os demais tipos de pimenta, a jalapeño é termogênica. Por isso, consegue ajudar na perda de peso através da aceleração do metabolismo. Assim, facilita o processo de emagrecimento, e dificulta o acúmulo de gordura no seu corpo.

Outra vantagem da pimenta jalapeño para o organismo, de acordo com matéria de UOL, texto por Patricia Beloni, em 24 de junho de 2020, é a liberação de endorfina e outros compostos que ajudam a combater doenças e inflamações. Dessa forma, essas propriedades ajudam com as inflamações, os sintomas de rinite e ainda nos problemas circulatórios.

Outro uso muito importante das pimentas, de forma geral, são as suas substâncias reguladoras dos níveis de colesterol. Prevenindo assim, o colesterol “ruim” (LDL).

Confira, também: Pimenta faz bem? Veja o que acontece se você consumir diariamente
Como cultivar a pimenta jalapeño?
Se ficou interessado nos benefícios, veja agora, de forma super prática, como plantar esse delicioso condimento. Assim, você irá desfrutar facilmente de uma iguaria como essa sempre ao seu alcance.

Primeiramente, coloque duas ou três sementes no vaso e cubra com uma pequena quantidade de terra. Lembre-se de regar com constância. Mantenha-as sempre com solo úmido até a semente germinar.

Depois, coloque em um local à meia luz até os primeiros brotos aparecerem. Apenas uma rega regular será necessária durante esse tempo. Quando duas a quatro folhas se formarem, separe e as replante em um vaso maior.

Agora, encontre um local que receba bastante luz solar por ao menos seis horas por dia. Assim, no novo vaso, cave um buraco com duas vezes a sua largura, sendo profundo o suficiente para que a terra esteja no nível das folhas.

Mantenha a horta sem ervas daninhas, pois elas absorvem a água que as pimentas precisam. Ademais, após três semanas com elas em sua horta, adicione um pouco de húmus ou composto de cogumelo para fornecer nutrientes extras.

Após três a quatro meses, é hora de colher. Assim, as pimentas devem estar verde claro quando estiverem maduras, sendo que esse é o momento em que a pimenta jalapeño está mais picante.

Ademais, veja: O que são alimentos afrodisíacos? Aprenda mais sobre eles no dia dos namorados