Flor-da-fortuna: Confira agora o passo a passo para cultivar a linda espécie, deixando o seu jardim mais colorido

Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)

Salvador, 26 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – A Kalanchoe Blossfeldiana, também conhecida popularmente por flor-da-fortuna, é uma planta originária do Madagascar, facilmente encontrada nas floriculturas. É uma espécie bastante utilizada como presentes, devido à beleza e o significado que elas carregam. Mas, você também pode realizar o cultivo da flor-da-fortuna diretamente no seu jardim, deixando-o mais alegre e colorido.

Por pertencer à família das crassulacae, a flor-da-fortuna é considerada uma suculenta. A planta possui folhas grossas, alargadas, com tonalidade verde-escuras. Já suas flores têm cores que variam entre vermelho, laranja, amarelo, rosa, lilás e branco, que se se juntam e ficam agrupadas, formando uma espécie de buquê. Logo, continue conosco e veja tudo o que é preciso para manter essa linda planta.

Acesse já: Conheça a flor maria-sem-vergonha: saiba tudo que precisa para ter essa delicada espécie em seu quintal
Iluminação e rega
De acordo com o site Globo, em 01 de dezembro de 2020, por Vanessa D’amaro, a flor-da-fortuna é considerada uma planta resistente e fácil de cuidar, porém, exige alguns cuidados. Relativo à iluminação, a planta precisa de luz direta do sol, pois pertence à classe das suculentas. Porém, deve-se evitar o contato com o sol durante as horas mais quentes do dia, o que pode causar a queima das folhagens. Portanto, mantenha-as em luz amena, preferencialmente nas primeiras horas do dia. E, por se dar bem em ambientes externos, mantenha a flor próxima às janelas, para que possam receber a iluminação.

Quanto à irrigação, são espécies que se adaptam bem em solos relativamente úmidos, desde que não estejam encharcados. Suas folhas possuem a capacidade de retenção e armazenamento de água, assim, é preciso evitar excessos. Logo, realize a rega da sua plantinha de uma a duas vezes na semana, e, em dias mais quentes, se atente ao aspecto do solo, aumentando a frequência da irrigação, se necessário.

Veja logo: Saiba quais são as flores resistentes a baixas temperaturas; conheça 3 espécies ideais para quem mora em regiões frias

Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)
Solo e adubação
Para haver o bom desenvolvimento da planta, o solo precisa ser leve, bem drenado, poroso, de modo que proporcione o escoamento da água. A propósito, esse solo precisa também ser fértil. Portanto, escolha um vaso com furos na base e prepare o substrato com uma mistura de terra comum e terra vegetal, com duas partes de areia.

Para que a floração seja intensa é necessário também realizar a adubação, de modo a adquirir os nutrientes necessários. Logo, você pode apostar em adubação orgânica animal ou vegetal, como húmus de minhoca, torta de mamona, até as opções caseiras, como a casca de ovo triturada.
Propagação
A propagação da flor-da-fortuna pode ser feita de diversas formas, incluindo a criação das mudas, e o passo a passo é bem simples. Inicie cortando um galho da planta com pelo menos 5 centímetros, retirando o excesso de folhas, deixando apenas duas. Após esse processo, enrole o galho em um papel toalha e deixe-o em um local com sombra durante um período de três dias. Assim, plante a muda com a mistura de substrato indicado acima e umedeça o solo.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido os cuidados básicos para ter a flor-da-fortuna decorando o seu jardim. Ademais, compartilhe também o nosso guia com quem você conhece, de modo que os deixe por dentro do necessário para manter essa espécie bem cuidada.

Confira também: Ter gazânia no jardim é uma super dica para quem quer deixar o local mais colorido; veja aqui tudo sobre o cultivo dessa linda flor

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais