Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flor-maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro)
Flor-maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro)

Conheça a flor maria-sem-vergonha: saiba tudo que precisa para ter essa delicada espécie em seu quintal

Salvador, 24 de junho de 2022, por Raíly Fortunato –Beijinho, avenca, vinca, beijo-turco. Essa são as diversas denominações para a Impatiens walleriana, também conhecida popularmente como flor maria-sem-vergonha. É uma espécie de pequeno porte originária da África, que pode ser encontrada em trechos de estradas, jardins e canteiros. Logo, você pode ter essa espécie em seu quintal, ao aprender todos os cuidados básicos.

Portanto, reunimos para você em nossa matéria, dicas de como cultivar a flor maria-sem-vergonha no seu quintal, seguindo um guia de cuidados prático e eficiente. Continue conosco e veja tudo sobre a espécie, incluindo a forma de plantar, método de propagação e a manutenção adequada da flor. Confira abaixo.

Acesse agora: Saiba quais são as flores resistentes a baixas temperaturas; conheça 3 espécies ideais para quem mora em regiões frias
Características da espécie
A planta africana ocorre naturalmente em regiões úmidas, em agrupamentos isolados, podendo ser encontradas em trechos de estradas, canteiros e jardins. Além disso, é uma espécie herbácea da família Balsaminaceae que se distribui em regiões tropicais, como do seu local de origem. A planta, que pode ser perene ou anual, é ereta e ramificada, variando de 30 a 50 cm de comprimento e seu caule é verde e suculento. Ademais, possui florações que podem se apresentar nas tonalidades vermelha, laranja-avermelhada, rosa, branca ou até mescladas também.
Propagação
A propagação dessa espécie herbácea pode ser feita através do método de estaquia, entre os meses de outubro a abril, melhores para a realização do procedimento. Portanto, inicie retirando 10 cm de ramos laterais do cultivo, removendo as folhas inferiores. Após esse processo, mergulhe as estacas em um copo d’água e, em pouco dias, as raízes começam a surgir. Assim, as mudas devem ser postas em um local fresco e com sombra durante duas semanas, de modo que haja o pleno estabelecimento das raízes. Logo, após o desenvolvimento do sistema radicular, coloque-as diretamente em seu local definitivo.

Flor-maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro) Flor-maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro)

Confira já: 2 motivos que as orquídeas abortam as flores: faça essas mudanças para resolver
Plantio em vasos
Por ter um caráter ornamental, a flor maria-sem-vergonha é uma ótima opção para ser cultivada em vasos, decorando canteiros, jardins e espaços internos. Assim, de acordo com Camila Santos, em 03 de fevereiro de 2022, em colaboração com o site Globo, o passo a passo é bem simples.

Inicie, portanto, selecionando um vaso de 20 cm de diâmetro e profundidade, com furos na base para permitir a saída da água;
Para potencializar a drenagem, monte uma camada utilizando argila expandida, isopor picado ou cacos de barro, cobrindo com um tecido sintético, como a manta de drenagem;
Assim, é hora de montar o substrato fértil, Logo, preencha o recipiente com a mesma medida de terra, areia e composto orgânico, podendo ser húmus de minhoca, ou esterco curtido;
Finalize plantando a muda e realizando regas para manter o solo umedecido.

Cuidados com a planta
Por ser uma planta originária da região africana, elas preferem o clima tropical e subtropical do Brasil, com temperatura ideal de 25 °C para seu desenvolvimento. Quanto à iluminação, se adaptam bem em sol direto ou em meia-sombra, se encaixando em vários ambientes. Ademais, a irrigação deve ser feita de modo que o solo fique sempre úmido, evitando os excessos de água que podem levar ao apodrecimento das raízes. Apesar da boa adaptação da espécie ao solo brasileiro, precisam de matéria orgânica, com fertilização feita durante uma vez ao mês durante a primavera e verão. Aposte, portanto, em adubos ricos em fósforos para estimular a floração.
Cuidados nos meses frios
Para que a maria-sem-vergonha tenha um crescimento satisfatório, é preciso que haja alguns cuidados durante os meses mais frios. Logo, é ideal que a planta permaneça em temperaturas em torno de 18 °C, diminuindo a quantidade das regas. Relativo à adubação, diminua também a frequência, fertilizando apenas a cada 2 ou 3 meses. E, no caso do frio mais intenso, é essencial que o substrato fique praticamente seco entre as regas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido tudo o que é essencial para cultivar a flor maria-sem-vergonha em seu quintal. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo para os amantes de jardinagem, de modo que fiquem por dentro de todos os cuidados dessa espécie africana.

Veja e se surpreenda: Como ter flores no jardim o ano todo: saiba como manter o espaço sempre florido, com esse revezamento de espécies

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.