Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flores resistentes (reprodução Canva Pro)
Flores resistentes (reprodução Canva Pro)

Saiba quais são as flores resistentes a baixas temperaturas; conheça 3 espécies ideais para quem mora em regiões frias

Salvador, 23 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Não é apenas na primavera que você pode decorar sua casa ou seu jardim. Existem algumas espécies de flores resistentes à baixa temperatura, ou que florescem especificamente nos meses e nas regiões mais frias. Dessa maneira, por não serem tão exigentes quanto à iluminação ou a alta demanda de regas, são ótimas espécies para apostar no cultivo durante esse período.

Dessa maneira, separamos para você três espécies de flores resistentes ao frio, de modo que você possa iniciar agora o cultivo dessas plantas, deixando seu jardim colorido no inverno. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro das espécies mais adequadas para adquirir com a queda da temperatura.

Acesse já: Cultivar a suculenta flor de jade é mais fácil do que parece: veja este guia completo e faça sua planta florescer como nunca antes
1- Ciclame
A Cyclamen persicum, conhecida popularmente por ciclame, é uma planta originária das ilhas gregas e região mediterrânea oriental. É uma planta rasteira, que possui flores com cores brancas, vermelhas ou roxas, que florescem em dias curtos, ou seja, durante o inverno. Portanto, é espécie ideal para ser cultivada em regiões com o inverno mais rigoroso, como do sul do país, e preferem temperaturas entre 4 °C a 15 °C.

Ademais, é uma espécie de meia sombra, ideal para a decoração de sacadas e locais próximos às janelas, desde que não recebam muita exposição solar. A rega precisa ser feita de modo que o solo fique úmido, evitando os excessos e, nos dias mais frios, regue apenas duas vezes na semana.
2- Azaleias
De acordo com o site Terra, em 09 de junho de 2020, outra espécie adepta às temperaturas mais amenas são as azaleias, de nome científico Rhododendron simsii. Essa espécie florífera tem origem chinesa e japonesa, com folhagens verde-escuras e floração abundante nas tonalidades vermelha, rosa, branca, amarela e podem ser mescladas também.

As azaleias se adaptam preferencialmente em locais mais frios, com temperaturas em torno de 12 °C e florescem exclusivamente durante o inverno. O solo deve estar sempre úmido e precisam estar em meia sombra, deixando-as abrigadas dos intempéries do tempo.

Veja e se surpreenda: Saiba tudo sobre a flor sálvia-azul: deixe seu jardim mais belo e colorido com essa linda espécie

Flores resistentes (reprodução Canva Pro) Flores resistentes (reprodução Canva Pro)
3- Lírios-da-paz
Os Sapthiphllum wallissi, chamados também de lírios-da-paz, são de uma espécie perene originária da América Central. Apesar de ser uma espécie tropical, com temperatura entre os 20 °C, os lírios resistem bem às baixas temperaturas e ficam em dormência até que floresçam novamente. Dessa maneira, você pode apostar no cultivo dessa flor durante os meses e regiões mais frias sem nenhuma preocupação. São cultivos ideais para ornamentação de espaços internos, já que apreciam luz indireta e sua rega precisa ser frequente, porém bem drenada.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba as flores resistentes às regiões mais frias. Ademais, que tenha conhecimento também dos cuidados que precisa ter com essas flores, de modo que se desenvolvam bem, até mesmo no inverno.

Confira também: Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.