Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)
Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)

Flor-da-fortuna: Confira agora o passo a passo para cultivar a linda espécie, deixando o seu jardim mais colorido

Salvador, 26 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – A Kalanchoe Blossfeldiana, também conhecida popularmente por flor-da-fortuna, é uma planta originária do Madagascar, facilmente encontrada nas floriculturas. É uma espécie bastante utilizada como presentes, devido à beleza e o significado que elas carregam. Mas, você também pode realizar o cultivo da flor-da-fortuna diretamente no seu jardim, deixando-o mais alegre e colorido.

Por pertencer à família das crassulacae, a flor-da-fortuna é considerada uma suculenta. A planta possui folhas grossas, alargadas, com tonalidade verde-escuras. Já suas flores têm cores que variam entre vermelho, laranja, amarelo, rosa, lilás e branco, que se se juntam e ficam agrupadas, formando uma espécie de buquê. Logo, continue conosco e veja tudo o que é preciso para manter essa linda planta.

Acesse já: Conheça a flor maria-sem-vergonha: saiba tudo que precisa para ter essa delicada espécie em seu quintal
Iluminação e rega
De acordo com o site Globo, em 01 de dezembro de 2020, por Vanessa D’amaro, a flor-da-fortuna é considerada uma planta resistente e fácil de cuidar, porém, exige alguns cuidados. Relativo à iluminação, a planta precisa de luz direta do sol, pois pertence à classe das suculentas. Porém, deve-se evitar o contato com o sol durante as horas mais quentes do dia, o que pode causar a queima das folhagens. Portanto, mantenha-as em luz amena, preferencialmente nas primeiras horas do dia. E, por se dar bem em ambientes externos, mantenha a flor próxima às janelas, para que possam receber a iluminação.

Quanto à irrigação, são espécies que se adaptam bem em solos relativamente úmidos, desde que não estejam encharcados. Suas folhas possuem a capacidade de retenção e armazenamento de água, assim, é preciso evitar excessos. Logo, realize a rega da sua plantinha de uma a duas vezes na semana, e, em dias mais quentes, se atente ao aspecto do solo, aumentando a frequência da irrigação, se necessário.

Veja logo: Saiba quais são as flores resistentes a baixas temperaturas; conheça 3 espécies ideais para quem mora em regiões frias

Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro) Flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)
Solo e adubação
Para haver o bom desenvolvimento da planta, o solo precisa ser leve, bem drenado, poroso, de modo que proporcione o escoamento da água. A propósito, esse solo precisa também ser fértil. Portanto, escolha um vaso com furos na base e prepare o substrato com uma mistura de terra comum e terra vegetal, com duas partes de areia.

Para que a floração seja intensa é necessário também realizar a adubação, de modo a adquirir os nutrientes necessários. Logo, você pode apostar em adubação orgânica animal ou vegetal, como húmus de minhoca, torta de mamona, até as opções caseiras, como a casca de ovo triturada.
Propagação
A propagação da flor-da-fortuna pode ser feita de diversas formas, incluindo a criação das mudas, e o passo a passo é bem simples. Inicie cortando um galho da planta com pelo menos 5 centímetros, retirando o excesso de folhas, deixando apenas duas. Após esse processo, enrole o galho em um papel toalha e deixe-o em um local com sombra durante um período de três dias. Assim, plante a muda com a mistura de substrato indicado acima e umedeça o solo.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido os cuidados básicos para ter a flor-da-fortuna decorando o seu jardim. Ademais, compartilhe também o nosso guia com quem você conhece, de modo que os deixe por dentro do necessário para manter essa espécie bem cuidada.

Confira também: Ter gazânia no jardim é uma super dica para quem quer deixar o local mais colorido; veja aqui tudo sobre o cultivo dessa linda flor

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.