Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta

flor-de-jericó-Foto: Canva Pro

Montes Claros, 9 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Com toda certeza a flor-de-jericó é uma das plantas mais resistentes do mudo. Aliás, a espécie chega a viver anos e anos sem água e sem qualquer cuidado especial. Entretanto, para cultivá-la em vaso, e mantê-la sempre verde e linda, é preciso criar um ambiente ideal para tal. Veja como fazer isso!

Há quem acredite que a flor-de-jericó seja capaz de absorver todas as energias ruins de um ambiente e trazer prosperidade. Isso explica porque a planta é comumente utilizada em simpatias e rituais de purificação. No entanto, o que podemos afirmar é que a rosa-da-ressurreição é a planta ideal para ornamentação de ambientes internos e externos.

Veja também: Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa
Como cultivar a flor-de-jericó em casa
Na natureza, a flor-de-jericó possui a incrível capacidade de entrar em anidrobiose, ou seja, a planta suspende suas atividades metabólicas, podendo sobreviver com o mínimo de água por muito tempo. Contudo, ao primeiro contato com a umidade, o vegetal assume um verde exuberante e produz várias touceiras como um longo tapete esverdeado.

flor-de-jericó-Foto: Canva Pro
Preparando a rosa-da-ressurreição para o plantio
Ao adquirir a planta, ela estará completamente emaranhada e em formato de uma bola seca. Portanto, o primeiro passo é colocá-la em um recipiente e cobri-la com água. Deixe o vegetal de molho por três dias ou até ela se abrir por completo. Assim, durante a semana seguinte, troque a água todos os dias. Após este período, transplante-a para um vaso.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Qual é o melhor solo para a flor-de-jericó?
Acredite, se você colocar apenas calcário no fundo do vaso, a rosa-da-ressurreição se desenvolverá bem. Aliás, isso evita o ataque de fungos e bactérias. Por outro lado, para cultivá-la no solo, o Agro Notícias recomenda utilizar substrato para rosa-do-deserto ou outro material arenoso.
Iluminação rega e floração
Embora seja um vegetal originário de regiões desérticas, quando se trata do cultivo em vaso, não é recomendado expor a flor-de-jericó ao sol pleno. Desse modo, deixe-a em local bem iluminado, mas sombreado. De acordo com informações no site Aliexpress, não é necessário regar a rosa-da-ressurreição mais que uma vez por semana. E sobre a floração, ainda não é possível determinar a época em que ocorre, porém, é verdade que a planta produz lindas flores brancas.

Você também pode gostar: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais