Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
flor-de-jericó-Foto: Canva Pro
flor-de-jericó-Foto: Canva Pro

Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta

Montes Claros, 9 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Com toda certeza a flor-de-jericó é uma das plantas mais resistentes do mudo. Aliás, a espécie chega a viver anos e anos sem água e sem qualquer cuidado especial. Entretanto, para cultivá-la em vaso, e mantê-la sempre verde e linda, é preciso criar um ambiente ideal para tal. Veja como fazer isso!

Há quem acredite que a flor-de-jericó seja capaz de absorver todas as energias ruins de um ambiente e trazer prosperidade. Isso explica porque a planta é comumente utilizada em simpatias e rituais de purificação. No entanto, o que podemos afirmar é que a rosa-da-ressurreição é a planta ideal para ornamentação de ambientes internos e externos.

Veja também: Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa
Como cultivar a flor-de-jericó em casa
Na natureza, a flor-de-jericó possui a incrível capacidade de entrar em anidrobiose, ou seja, a planta suspende suas atividades metabólicas, podendo sobreviver com o mínimo de água por muito tempo. Contudo, ao primeiro contato com a umidade, o vegetal assume um verde exuberante e produz várias touceiras como um longo tapete esverdeado.

flor-de-jericó-Foto: Canva Pro flor-de-jericó-Foto: Canva Pro
Preparando a rosa-da-ressurreição para o plantio
Ao adquirir a planta, ela estará completamente emaranhada e em formato de uma bola seca. Portanto, o primeiro passo é colocá-la em um recipiente e cobri-la com água. Deixe o vegetal de molho por três dias ou até ela se abrir por completo. Assim, durante a semana seguinte, troque a água todos os dias. Após este período, transplante-a para um vaso.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Qual é o melhor solo para a flor-de-jericó?
Acredite, se você colocar apenas calcário no fundo do vaso, a rosa-da-ressurreição se desenvolverá bem. Aliás, isso evita o ataque de fungos e bactérias. Por outro lado, para cultivá-la no solo, o Agro Notícias recomenda utilizar substrato para rosa-do-deserto ou outro material arenoso.
Iluminação rega e floração
Embora seja um vegetal originário de regiões desérticas, quando se trata do cultivo em vaso, não é recomendado expor a flor-de-jericó ao sol pleno. Desse modo, deixe-a em local bem iluminado, mas sombreado. De acordo com informações no site Aliexpress, não é necessário regar a rosa-da-ressurreição mais que uma vez por semana. E sobre a floração, ainda não é possível determinar a época em que ocorre, porém, é verdade que a planta produz lindas flores brancas.

Você também pode gostar: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.