Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
planta chifre-de-cervo-Foto: Canva Pro
planta chifre-de-cervo-Foto: Canva Pro

Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa

Montes Claros, 7 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- A planta chifre-de-cervo é uma daquelas opções ideais para ornamentar ou harmonizar ambientes externos. Suas folhas exóticas e pendentes roubam a atenção até dos olhares mais desatentos. Entretanto, embora ela seja uma espécie bastante resistente, exige alguns cuidados básicos para se manter saudável e bonita. Para isso, siga essas dicas infalíveis.

Não é difícil entender que o nome da planta chifre-de-cervo se deve ao formato de suas folhas. Aliás, na natureza, elas crescem sobre outras árvores e ficam enormes, o que a torna ainda mais parecida com o membro do animal. Contudo, o bom é que a planta também se desenvolve em vasos, desde que seja criado o ambiente perfeito para isso. Veja!

Veja também: Aprenda como cuidar de uma pimenteira em vaso: Aplique este método e tenha várias frutas fresquinhas sempre a sua disposição
Aprenda como cultivar a planta chifre-de-cervo
Também conhecida como chifre-de-veado, a Platycerium bifurcatum é na verdade uma samambaia epífita, ou seja, que se desenvolve sobre o tronco de outras árvores. O plantio desta espécie se dá através dos esporos, o que pode levar até um ano, e também por mudas, o que é mais indicado e tem maior chance de sucesso. Sendo assim, o cultivo por brotos é o método que vamos ensinar agora.

planta chifre-de-cervo-Foto: Canva Pro planta chifre-de-cervo-Foto: Canva Pro
Como tirar mudas da chifre-de-cervo
No meio de todas as folhas, observe que sempre há algumas com formato arredondado e com aparência mais “seca”. Essas são as mais importantes, pois são elas que criam a base para a planta se desenvolver em troncos e superfícies verticais. Por isso, ao retirar mudas, você deve arrancar uma brotação que tenha esta folha em particular.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Como plantar a muda em vaso
De acordo com o site Wikihow, para plantar um muda de chifre-de-cervo em vaso, você deve escolher um recipiente de 25 cm de profundidade, e preenchê-lo com substrato e ⅓ de vermiculita. Assim, faça uma cova na terra e enterre somente as raízes do broto e regue o solo (Não cubra aquela folha redonda de que falamos).
Plantando a muda em árvores ou tronco
Primeiramente, prenda uma boa quantidade de esfagno ao tronco e, em seguida, coloque as raízes da muda por cima. Uma boa dica do Agro Notícias é utilizar um barbante para prender a chifre-de-cervo à árvore. A propósito, mantenha o esfagno sempre úmido, durante o crescimento da planta.
Onde deixar e quando regar
A planta chifre-de-cervo não é um vegetal de pleno sol, mas necessita de luz natural para se desenvolver. Portanto, mantenha-a em um ambiente aberto, onde ela receba apenas os raios do sol da manhã. Além disso, é importante regá-la frequentemente, mas sem encharcar o solo, ou seja, sempre verifique a terra antes de fazer a irrigação.

Você também pode gostar: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.